Prefeitura passa a vacinar contra febre amarela em seis Unidades Básicas de Saúde

19 vacinacao

Organização Mundial da Saúde recomenda uma única dose

Desde segunda-feira (17) a vacina contra a febre amarela está disponível em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), em dias e horários específicos, mediante retirada de senha (veja programação abaixo). Somente a UBS do São Bento do Recreio atende por agendamento pessoalmente.

A UBS da Vila Santana prossegue até junho com a vacinação das pessoas que já fizeram agendamento. A unidade não está mais agendando atendimento e, a partir do segundo semestre, também passará a atender com senhas.

Nas UBS do Parque Portugal, Macuco, Reforma Agrária e São Bento do Recreio, o atendimento é restrito aos moradores da região das unidades. Já nas UBS do Jardim Paraíso e da Vila Santana a vacinação é aberta a todos os moradores de Valinhos. Em todas as unidades é necessário apresentar comprovante de residência.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que as pessoas tomem uma única dose contra a febre amarela, portanto quem já tomou está imunizado.

Quem vive ou vai para alguma das áreas de risco deve ser vacinado.

A vacina é contraindicada para crianças menores de nove meses, gestantes, mães que estejam amamentando, pessoas com história de reação alérgica a ovo, doenças prévias (comorbidades), em tratamento para HIV e câncer (quimioterapia, radioterapia e outros), transplantados e portadores de doenças hematológicas. As pessoas a partir de 60 anos passam por uma triagem com a enfermagem antes de receber a vacina.

18-04-2017