Conselho e Desenvolvimento Social iniciam preparativos da 12ª Conferência Municipal

20 conselho

Grupo de Trabalho definirá organização para evento na cidade

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou os preparativos da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Valinhos. O grupo de trabalho, responsável pela organização do evento, se reuniu quarta-feira (19) na Casa dos Conselhos. O tema este ano é Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Além da Assistência Social, outras áreas, como Saúde, também realizarão conferências nas três esferas (municipal, estadual e nacional). Segundo a diretora de gestão da Pasta, Ana Paula Borges Favarin, uma das participantes do grupo de trabalho, a importância da conferência municipal é avaliar a situação atual, os avanços do SUAS e reprogramar as políticas públicas municipais.

“É hora de avaliar os objetivos atingidos e se reorganizar”, definiu Maria Teresa Del Niño J. E.S. Amaral, mais conhecida como dona Terezita, do conselho municipal. Para ela, a participação popular é de extrema importância para a construção e avanço das políticas públicas na área, além da presença do Poder Público e entidades assistenciais.

A opinião unânime do grupo é que Valinhos terá muito trabalho pela frente. Segundo eles, a cidade implementou apenas o essencial definido na última conferência nacional, deixando de cumprir algumas metas municipais. Este ano, a Conferência Nacional, já definida no final do ano passado, será em Brasília, entre os dias 5 e 8 de dezembro.

20-04-2017