Temperatura da água da piscina municipal tem padrões internacionais

18-piscina

Medição indica que a variação é de 28,7ºC e 29,5ºC

O outono começou às 7h20 do dia 20 de março e o inverno tem início no dia 21 junho, à 1h24. Ou seja, o frio tende a aumentar, pois a primavera vai se mostrar somente em 22 de setembro (às 17h02). Para quem pratica esporte na piscina, a sensação térmica também muda. A Secretaria de Esportes e Lazer recebeu reclamações de usuários sobre a temperatura da água nas dependências da piscina no Parque Municipal.

A medição indica que a água está entre 28,7ºC e 29,5ºC. Ou seja dentro dos parâmetros indicados pela FINA (Federação Internacional de Natação); CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos); AEA (Aquatic Exercise Association) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As entidades informam as seguintes temperaturas:

- Piscinas destinadas somente para natação, pólo aquático ou nado sincronizado (adultos e crianças acima de 3 anos): temperatura ideal de 25 a 28ºC.

- Piscinas destinadas somente para natação bebê (abaixo de 3 anos): temperatura ideal de 30ºC a 32ºC.

- Piscinas destinadas somente à hidroginástica: temperatura ideal de 28ºC a 30ºC.

Os professores André Provasi e Mônica Carvalho também ressaltam que praticantes e atletas têm sensibilidades diferentes e uns sentem mais o frio do que outros.

Os estudiosos da natação em todas as esferas enfatizam que temperaturas muito elevadas não são recomendadas. Existem pelo menos dois problemas muito comuns que podem ser potencializados pela água muito quente: a pressão baixa, que pode levar a tonturas e até desmaios na hora de sair da água, e as varizes, cujas dilatações podem se agravar.

Magali Rezende faz hidroginástica na piscina da Prefeitura e ressalta que gosta da temperatura da água. “Para mim, está muito legal. Mas tem gente que pede para deixá-la mais quente. Prefiro assim”, disse a usuária.

18/05/2017