Conheça Valinhos

Valinhos, localizado estrategicamente na Região Metropolitana de Campinas (composta por 19 cidades) e no Estado de São Paulo (645 municípios), é um promissor pólo de desenvolvimento econômico, destinado a empresas nas múltiplas atividades nas áreas da indústria, comércio e serviço. Conta com atividades produtivas de alta tecnologia em diversas áreas de atuação, como plásticos, embalagens de papel e papelão, metalúrgia, informática, microeletrônica, e tem forte vocação para desenvolvimento do setor logístico.

Demografia

O município ocupa uma área de 148,9 Km² e é o 7º município mais populoso da Região Metropolitana de Campinas, e ocupa a 6ª posição na Densidade Demográfica (Habitantes/Km²). Segundo o senso realizado em 2010 do IBGE Valinhos tem 106.968 habitantes, e estima-se que estejam assim distribuídos:

• População urbana.. 95%
  • População rural..........5%

Seu território está dividido na seguinte proporção:

• área urbana........ 65,9 Km²
  • área rural.............83,0 Km²

Produto Interno Bruto (PIB)

A produção industrial diversificada, com ênfase em setores dinâmicos e de alta tecnologia, coloca o município de Valinhos no 48° lugar em Valor Adicionado no Estado e 109º lugar em Valor Adicionado per capita (dados de 2009). O Produto Interno Bruto (PIB) total é de aproximadamente R$ 3.107.957.685,00 (dados de 2008). O PIB per capita é de R$ 29.520,31 o 5º dentre as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e 45º do Estado.

Turismo de Negócios

O Município de Valinhos é privilegiado por fazer divisa com Campinas, a maior cidade em extensão e população da RMC e que ocupa posição de destaque nas execuções de transações de negócio. A região, principalmente Campinas, oferece multiplicidades de atividades econômicas o que potencializa a atração para novos investimentos. Valinhos está, portanto, muito próximo a este pólo de Turismo de Negócios, aumentando sobremaneira as diversas transações comerciais.

Aeroporto de Viracopos

Valinhos está localizado a apenas 18 Km do Aeroporto Internacional de Viracopos, o maior de cargas do País. Um terço de todas as mercadorias importadas e exportadas passa por Viracopos, que juntamente com aeroporto Internacional de Guarulhos representa mais de 60% das cargas aéreas do Brasil. O aeroporto tem fluxo anual de cargas (embarque/desembarque) em vôos internacionais e mais de 200 mil toneladas.

Sistema Viário

O município de Valinhos está cercado por amplo sistema viário de alta qualidade, tendo como eixos principais as rodovias Anhangüera, Bandeirantes, Dom Pedro I, e o anel viário José Magalhães Teixeira, que liga as rodovias Anhangüera e Dom Pedro I, além de rodovias secundárias ramificadas pelo município.

Aspectos Urbanos

Localizado próximo a cidades de grande e médio portes, Valinhos revela oportunidades de negócios em função da base produtiva, e a situação privilegiada de sua localização permite forte comércio e serviços local.

Infraestrutura

Valinhos está servido por completos serviços de Telecomunicações, Energia Elétrica, Água, Esgoto e recentemente recebeu uma linha de gasoduto que já serve nove empresas e quatro postos de abastecimento veicular - GNV (Gás Natural veicular).

Saneamento Básico

• 95% da população recebe água tratada;
  • 90% dos domicílios possui rede de esgoto
  • 100% do esgoto coletado é tratado

Educação

Escolas públicas (EMEBs, CEMEIS e Estaduais) : 57; Escolas particulares: 19; Entidades Assistenciais: 02 (Instituto Esperança I, II e III e Tia Nair); Creches particulares conveniadas com a Prefeitura: 02 (ABC e Castelo Baluarte); Escolas Técnicas: 02 (SENAI e SESI); Faculdades: 01 com 12 cursos de graduação e 12 de pós-graduação.

Saúde

Valinhos também oferece um ótimo atendimento na área da Saúde. A cidade conta com um hospital filantrópico (Santa Casa de Misericórdia); um CAUE (Centro de Atendimentos de Urgências e Especialidades), que é considerado um mini-hospital; 13 unidades básicas de saúde; uma farmácia pública, que distribui vários tipos de medicamentos; um centro público de fisioterapia; um laboratório de análise clínica; um CAPS (Centro de Atenção Pisicossocial), um CREAPs (Centro de Referência em Atendimento Psicossocial); uma Casa do Adolescente; um CEMAP (Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico); um Centro de Controle de Zoonoses; um CEDIC (Centro de Doenças Infectocontagiosas), um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento); um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) . A cidade conta ainda com o Hospital e Maternidade Galileo que atende convênios.

Segurança

O Município conta com uma Guarda Municipal muito bem equipada, que trabalha de forma integrada com a Policia Militar e conta ainda com três delegacias de Policia, sendo uma a Delegacia de Defesa da Mulher.

Transportes

• frota estimada de mais de 72 mil veículos
  • 23 linhas de ônibus municipal
  • 10 linhas de ônibus intermunicipal

Meio Ambiente

O município conta com uma situação privilegiada também em se tratando de meio ambiente com varias áreas de preservação ambiental, correspondendo a quase 7% de seu território total. Além das áreas verdes, a cidade possui rios, ribeirões e córregos, somando 91.920 metros de águas.

Com fauna e flora muito ricas, Valinhos tem vegetação típica da Mata Atlântica e animais em extinção, como lontra e papagaio.

- 13 agências bancárias
- 1 centro comercial