Coleta seletiva já cobre 85% de Valinhos

A empresa Corpus recolhe 170 toneladas de material reciclável por mês

A coleta seletiva da Prefeitura de Valinhos já cobre 85% da cidade, um dos maiores índices do Estado de São Paulo. Mensalmente, são recolhidas 170 toneladas de material reciclável, como jornais, garrafas e copos de plásticos.

A empresa terceirizada Corpus, responsável pela coleta, recolhe os recicláveis uma vez por semana nos bairros e a Cooperativa Recoopera faz a triagem e recuperação dos materiais. O diretor do Departamento de Limpeza Pública (DLP), vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo de Freitas Sirianni, listou diversos benefícios da coleta seletiva.

“Além da redução da extração de materiais, há ainda a diminuição no custo de produção de empresas, que utilizam matéria prima reciclada”, explicou. Segundo ele, reaproveitar material também cria oportunidades e fortalece as cooperativas. “O que possibilita a geração de emprego e renda à população valinhense”, completou.

De acordo com o diretor, os benefícios são sentidos ainda pela Prefeitura, uma vez que melhora a limpeza da cidade e diminui os custos da gestão de resíduos sólidos, além de prevenir enchentes. A Saúde é outra área impactada pela ação. A coleta, por exemplo, evita a água parada em material reciclável, diminuindo a incidência de criadouro do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana e a atração de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, entre outros.

A coleta é feita uma vez por semana, de segunda a sábado, nos períodos diurno e noturno. A expectativa da Prefeitura é ampliar ainda mais o atendimento em 2018.

Confira os materiais recolhidos pela coleta seletiva:

- Plástico: Copos, garrafas, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, sacos e sacolas, utensílios plásticos em geral (ex: baldes), brinquedos, isopor, tubos de PVC e conexões.

- Papel: Jornais, revistas, folhas de papel, caixas de papel e papelão limpas, caixas longa vida (tetrapak).

- Vidro: Garrafas, copos, potes, frascos em geral, frascos de medicamentos vazios, cacos de vidro (embrulhe-os bem e coloque-os em caixas para evitar acidentes)

- Metal: Latas de bebidas e alimentos, panelas, parafusos, pregos e arames, fios elétricos e objetos de cobre, ferro, zinco ou latão.

 

13/07/2017