Operação Jogue Limpo recolhe 83 toneladas na primeira semana

01-bagulho

População aderiu em massa à campanha, que termina dia 2 de setembro

A Operação Jogue Limpo com Valinhos, promovida pela Prefeitura, recolheu 83 toneladas de materiais em desuso na primeira semana da ação. O balanço parcial, divulgado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, mostra que foram realizadas 37 viagens com os caminhões participantes. A operação começou no dia 24, no Parque Portugal.

Neste balanço prévio, a destinação do material recolhido começou a ser feita na quarta-feira (26). O transbordo desse material é realizado em área própria da municipalidade, localizada na Estrada da Boiada, onde os resíduos recolhidos são compactados e encaminhados ao aterro. “A pesagem do montante recolhido é realizada em Paulínia, já na área onde serão descartados”, acrescentou o diretor do Departamento de Limpeza Pública (DLP), Gustavo de Freitas Sirianni.

De acordo com ele, a operação segue conforme o cronograma estabelecido. “A população tem cooperado muito. Inclusive muitos ligam para mais informações”, afirmou. A principal dúvida é sobre o retorno dos caminhões. “Tentamos atender todas as situações, mas é importante que fiquem atento ao dia em que a operação será realizada em seu bairro”, alertou.

Operação – A Jogue Limpo com Valinhos vai até a primeira semana de setembro, encerrando com uma ação na área central. O objetivo da operação é contribuir com a limpeza da cidade, com a saúde, uma vez que evita a formação de criadouros de mosquitos e outros transmissores de doenças, e com o meio ambiente.

Ao todo, as equipes de limpeza percorrerão 131 bairros, divididos por região. O trabalho é realizado por três caminhões, com quatro ajudantes cada.

Os bairros Macuco, Reforma Agrária, Capivari, Fonte Mécia, Parque Valinhos, Frutal e condomínios também serão atendidos. A solicitação deve ser feita pelo 156 e serão realizadas com o agendamento do Departamento de Limpeza Pública (DLP) / Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Não são recolhidos galhos, resíduos de processo produtivo de empresas nem entulhos e restos de materiais de construção. O descarte irregular de lixo, entulho, bagulhos em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido em Valinhos e pode gerar multa.

No caso de chuvas fortes no dia da programação, o serviço será suspenso e retomado no dia seguinte. Se o morador tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Departamento de Limpeza Pública, pelos telefones 3829-6012 e 3829-6033.

Quadro de viagens realizadas pelos caminhões:

Dia/julho    Viagem

24               6

25               9

26               8

27               6

28               8

Total           37

Cronograma da Operação Jogue Limpo com Valinhos:

2ª Semana:

- 31/7: Jardim São Marcos, Santa Maria, Santa Gertrudes, Jardim Samambaia

- 1/8: Bosque dos Eucaliptos, Alto da Colina, Beira Rio