Vacinação contra a raiva em Valinhos será realizada em dois finais de semana

Campanha será nos dias 12 e 13 e 19 e 20, em 31 postos espalhados pela cidade

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos Quem Vacina Amigo É! será promovida pela Prefeitura de Valinhos em dois fins de semana: 12 e 13 e 19 e 20 de agosto. Serão 31 postos de vacinação, que estarão funcionando em Unidades Básicas de Saúde, escolas, Centros Comunitários e outros locais (confira relação no site www.valinhos.sp.gov.br). A expectativa da Secretaria da Saúde é vacinar cerca de 15 mil cães e de 2.300 gatos.

Segundo a secretaria, todo animal, a partir de três meses de idade, desde que não esteja gravemente doente, precisa ser imunizado. “A vacinação é importante para garantir a saúde do animal e das pessoas que convivem com ele”, disse a médica veterinária Silvia Santaella, da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Os cães deverão ser levados para vacinar presos com guia e, os mais bravos, também com focinheira. Já os gatos poderão ser transportados em caixas, para evitar que escapem. Os proprietários de animais com carteira de vacinação deverão apresentá-la no dia da campanha, para anotação da vacina.

As vacinas para a campanha são fornecidas pelo Ministério da Saúde. “A aplicação é em dose única e tem validade de um ano”, disse a veterinária. Segundo a Secretaria da Saúde, a campanha envolverá perto de 60 pessoas, entre agentes sanitários e técnicos em zoonoses, que atuarão como vacinadores e anotadores.

“Os animais que não puderem ser vacinados durante a campanha deverão ser levados posteriormente para receber a vacina na UVZ, que realiza a vacinação gratuita o ano todo”, orientou a veterinária. Também é possível agendar a vacinação na residência em caso de um número grande de animais ou de o proprietário não ter condições de levá-lo até um posto de vacinação.

Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 3829-2197. A UVZ está localizada na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas.

 

02/08/2017