Banners
EducaDigital oferece conteúdo online a alunos de Valinhos

EducaDigital oferece conteúdo online a alunos de Valinhos

A Secretaria de Educação disponibiliza atividades práticas e de revisão para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino através da sua plataforma EducaDigital. A plataforma atendendo às modalidades de ensino previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. Também disponibiliza o aplicativo CMSP Educação (Centro de Mídias São Paulo) já pode ser baixado pelos estudantes, gratuitamente, nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

A iniciativa é da Secretaria de Educação de Valinhos para oferecer conteúdo pedagógio aos estudantes neste período de quarentena provocada pela pandemia do coronavírus.

Alunos e professores devem acessar a plataforma EducaDigital através do link: https://aluno.educacidadedigital.com.br/login.

A Secretaria de Educação disponibiliza ainda o Manual para Alunos com orientações que facilitam o acesso à Sala Digital da plataforma EducaDigital, utilizada pela Rede Municipal de Educação.

Confira aqui o Manual Sala Digital – EducaValinhos

Caso o aluno ou pai tenha dificuldade com o acesso, a Secretaria disponibilizou um número de WhatasApp, (19) 99657-8420, para suporte técnico.

A programação das aulas no aplicativo está na página 2 do Manual, que pode ser conferido aqui.

EducaDigital

Foram realizadas discussões e encontros com técnicos da Secretaria e da empresa Educa Digital. Após as discussões, professores formadores da Secretaria da Educação de Valinhos foram acionados para pesquisar atividades, sugestões e orientações, de acordo com a modalidade de ensino e faixa etária dos alunos.

Em seguida, sete vídeoconferências foram realizadas com coordenadores pedagógicos, diretores de unidades escolares e diretores de creches conveniadas e contratadas do Município, que prestam serviços para a Secretaria de Educação, para que pudessem conhecer as ações que serão realizadas de forma remota.

O contéudo está disponível através de links, livros em pdf e outras atividades. O material não substitui as aulas dos professores, que deverão ser repostas ao final da quarentena.

A Educação Municipal de Valinhos é vinculada ao Ministério da Educação e o Ministério ainda não divulgou como será feita a reposição das aulas. Assim que for divulgado, será informado a todos os alunos da Rede Municipal de Valinhos.

Alunos do ensino fundamental sem acesso à internet serão disponibilizados materiais como livros e gibis educativos através do convênio com o Governo de São Paulo. Esse material chegará em breve e as escolas comunicarão aos pais para que os retirem.

Acesso

Para acessar a plataforma é preciso que o aluno informe a cidade, o Registro de Aluno (RA) e a data de nascimento. Também precisa indicar a série e o período que cursa.

As disciplinas oferecidas são Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Ciências, Inglês, Educação Física, Geografia e História. Na Sala Digital o aluno terá acesso a atividades lúdicas, práticas e exercícios de revisão através de links, livros em pdf e outras atividades.

As atividades contam com material de orientação para ajudar o aluno a realizá-las e enviar suas atividades através do sistema. Para encerrar, basta clicar em finalizar.

Aplicativo CMSP Educação

O aplicativo CMSP Educação (Centro de Mídias São Paulo) já pode ser baixado pelos estudantes, gratuitamente, nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. O aplicativo foi criado em parceria Secretaria Municipal de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria de Educação do Estado, que adaptou o conteúdo para a realidade dos municípios paulistas.

De acordo com a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Angélica Júlio, os alunos terão acesso aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, além de aulas que são transmitidas a partir de estúdios da Secretaria Estadual de Educação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental pela TV Univesp.

Depois de instalado, o aplicativo não consume o pacote de internet do estudante e os conteúdos apresentados ficam disponíveis para consulta. No caso da Educação Infantil, creche e pré-escola, os conteúdos disponibilizados serão destinados aos os pais ou responsáveis, com dicas de atividade educativas para realizar juntos aos seus filhos.

Download do aplicativo

Para fazer o download do aplicativo, basta entrar na loja da operadora do aparelho móvel, Google Play ou Apple Store, procurar pelo aplicativo do CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais e fazer o download. O aparelho precisa estar conectado à internet. Após a autenticação do aplicativo, não haverá mais consumo de pacote de dados, que será custeado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Outra dica importante para os pais de alunos é que todo o conteúdo também estará disponível na TV Univesp, em canais abertos da TV digital. Por enquanto, as operadoras de canais por assinatura não disponibilizam acesso a esses canais. Quem usa TV por assinatura, precisa desconectar e voltar à opção de TV aberta.

Regras para uso do aplicativo

Para participar das aulas o aluno precisa seguir e cumprir as regras de convivência estabelecidas:

1. não desrespeitar professores e colegas;

2. não compartilhar informação pessoal ou íntima;

3. não publicar informações que não sejam relacionadas ao conteúdo da aula;

4. não utilizar os recursos do aplicativo de forma ilegítima, obscena, difamatória, ameaçadora, intimidadora, assediante, odiosa, ofensiva em termos raciais ou étnicos, que instigue ou encoraje condutas ilícitas ou inadequadas, inclusive a incitação a qualquer crime;

5. não enviar comunicações ilícitas ou não permitidas, mensagens em massa, mensagens automáticas e afins ou envolvendo declarações falsas, incorretas ou enganosas;

6. não fornecer o usuário e a senha de acesso a ninguém.

Atualizado em 12/05/2020