CATEGORIA : Planejamento e Meio Ambiente
Prefeitura dá continuidade ao processo de certificação no programa Município VerdeAzul

30/08/2021 às 15:26:00
Local: Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, segue realizando ações dentro do processo de certificação da cidade no programa Município VerdeAzul. Desde a última semana, os interlocutores da equipe vêm realizando participação e capacitação, junto ao programa, oferecido pela Secretaria, o que gera pontos ao município. Também foi feita uma visita a ESTRE Ambiental, aterro onde Valinhos descarta resíduos. 
"A certificação é o resultado dos investimentos que projetamos na área ambiental da cidade, ponto importante dentro do nosso Plano de Governo. Caminhamos para tornar Valinhos, na prática, um município verde-azul", comentou a prefeita Capitã Lucimara.
A equipe responsável pela certificação, que é multidisciplinar, pois envolve todas as secretarias da Prefeitura, agora recebe a colaboração de um membro do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). 
As interlocuções com as secretarias também seguem acontecendo. A Secretaria da Educação foi acionada para envio de informações à equipe. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na figura do departamento de Limpeza Pública e o departamento de Praças e Jardins, também estão trabalhando em um plano de arborização viária para a cidade. 
“Estamos muito aninados com o empenho de todas as áreas da Prefeitura para conseguirmos essa certificação para Valinhos”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Eduardo Galasso. 
Ainda nesta semana, a equipe responsável fará uma visita e tratativas preliminares em relação a um projeto de nascente modelo no município, que servirá para visitação de alunos das escolas da cidade, que receberão educação ambiental. A nascente será no bairro Parque Valinhos e receberá toda a estrutura necessária para visitação, como cercamento de segurança e banner informativo.
No ano passado, uma profissional do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura deu aulas de educação ambiental para alunos da Faculdade Anhanguera, de forma online. Durante o ciclo ambiental 2019-2021, representantes do DAEV também apresentaram palestras de educação ambiental em escolas do município, com o tema “caminho das águas pluviais e efluentes”.