CATEGORIA : Meio Ambiente e Limpeza Pública
Valinhos comemora Dia da Árvore - 21 de setembro com ações ambientais importantes para o município

21/09/2021 às 08:37:00
Local: Valinhos - SP

Nesta terça-feira - 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, e a Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, no programa Município Verde e Azul, têm realizado ações ambientais importantes para a preservação de áreas verdes no município. 

Caminhando para a certificação da cidade no programa Município Verde Azul, a Prefeitura vêm realizando ações como: inventário de árvores, plano de arborização urbana, espaço árvore e piloto de floresta urbana, com foco em preservar e expandir a área verde em Valinhos. 

Além dessas ações, a Secretaria de Meio Ambiente tem aplicado a seguinte determinação: se um munícipe corta uma árvore, ele deve plantar 15 outras árvores, as opções são plantio, doação de mudas (projeto) ou pagamento de uma taxa pelo corte realizado. 

As árvores são fator primordial para o aumento da umidade do ar; para serem refúgio de sombra e abrigo; diminuem a temperatura ambiente, evitando ilhas de calor; evitam erosões; absorvem barulhos e ruídos na cidade e aumentam a permeabilidade do solo. É mais do que obrigação de todos preserva-las. 

A árvore símbolo do município de Valinhos é o exemplar Jequitibá-Rosa (Cariniana Legaris), que é uma árvore centenária tombada e preservada, localizada na estrada vicinal Valinhos - Itatiba, conhecida como Estrada dos Jequitibás.