CATEGORIA : Saúde
Semana do Idoso: Atendimentos preventivos na rede municipal da saúde garantem mais qualidade de vida às pessoas idosas

28/09/2021 às 16:27:00
Local: Valinhos - SP

Na semana em que são comemoradas duas importantes datas voltadas a terceira idade, no dia 27 de Setembro, quando é celebrado o Dia Nacional do Idoso, e 1º de Outubro, Dia Internacional do Idoso, as pessoas com mais de 60 anos moradoras em Valinhos e que dependem da rede municipal de saúde, podem contar com atendimento preventivo para a melhoria da qualidade de vida e longevidade.
“Outro destaque de ação voltada aos idosos é a atenção a este grupo dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 que em Valinhos, dentro de um trabalho ágil e organizado pela Prefeitura, tem sido reflexo de uma significativa redução do número de óbitos em pessoas acima de 60 anos pela doença nos últimos meses”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Além do atendimento básico voltado a munícipes de todas as idades, nas 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os idosos são acolhidos com prioridade e acompanhamento preventivo pelos clínicos gerais de forma regular e, quando necessário, encaminhados às especialidades médicas e exames. Eles também podem contar com atendimento de geriatra, que é o especialista do ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento.

Segundo a responsável pelo Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, Carina Levrero, os idosos também podem participar de atividades preventivas oferecidas pela rede municipal em grupos sobre Hipertensão, Diabetes, Saúde da Mulher.E em parceria com a Secretaria de Assistência Social há um programa de encontros mensais com especialistas de diversas áreas e temas.

“Mas em razão da Covid-19, desde que iniciou a pandemia em março do ano passado, essas atividades em grupo foram suspensas nas UBSs e no Programa do Idoso para evitar o contato entre as pessoas, e principalmente entre os idosos que são do grupo de risco. No entanto, já estamos nos articulando e programando para retomar estas ações preventivas no próximo ano”, disse Carina.

Vacinação
Quando o tema é melhora da imunidade, a Prefeitura de Valinhos mantém um intenso trabalho de incentivo à participação dos idosos nas campanhas de vacinação contra a Gripe e na pandemia da Covid-19 desenvolveu um esquema especial para a aplicação das doses e garantir conforto e mobilidade às faixas de idades mais avançadas. Para isso, foi implantado agendamento online de datas e horas marcadas e aplicação das duas primeiras doses no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

E agora, na aplicação da dose adicional, ou dose de retorço ou 3ª dose como também é chamada, a Prefeitura adotou um sistema de agendamento padronizado com marcação de data e horário pelo Portal da Saúde Siss Online e aplicação das vacinas nas UBS´s por faixas etárias, sendo que até o último balanço divulgado, do dia 24 de setembro, 769 idosos já tinham recebido a 3ª dose.

Os resultados do baixo índice de óbitos de idosos nos últimos quatro meses por Covid-19 são considerados pela Secretaria de Saúde reflexo da vacinação em massa da população. Desde junho deste ano, as mortes das pessoas acima de 60 anos, caíram de 17 para 1 neste mês de setembro, em relação a data do início de sintomas, com redução de 94%.
 

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos