27 AGO 2021
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura recolhe 1.482 toneladas de materiais durante operação cata-bagulho
Após percorrer todo o município, conforme cronograma divulgado, a Prefeitura de Valinhos finalizou a operação cata-bagulho no último dia 22. Ao todo, foram recolhidas 1.482,79 toneladas de grandes volumosos, como móveis, colchões, sofás, sucatas e eletrônicos. Os bairros Macuco, Reforma Agraria, Capivari e condomínios também foram atendidos, mediante solicitação e agendamento realizado por meio do atendimento 156.

“A operação cata-bagulho é essencial para diminuir os resíduos depositados incorretamente em vias públicas do nosso município e, principalmente, conscientizar a população sobre a importância do descarte e da destinação correta de materiais. Além disso, os dois Ecopontos Municipais, que registram um grande número de acessos, também têm contribuído substancialmente para reduzir os descartes indevidos na cidade”, explica a prefeita Capitã Lucimara.

Durante o mês de maio, quando a operação foi iniciada, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos recolheram 265,15 toneladas de grandes volumosos. Já nos meses de junho e julho, respectivamente, foram coletadas 358,35 e 368,51 toneladas. Finalizando a operação, com o atendimento dos bairros conforme cronograma, em agosto as equipes recolheram 490,78 toneladas de materiais.

Todas as 1.482,79 toneladas de grandes volumosos recolhidas foram enviadas ao setor de reciclagem do centro de triagem de Paulínia, para destinação ambientalmente correta.

A Prefeitura destaca, ainda, que os munícipes podem fazer o descarte ambientalmente correto de materiais como galhos, resíduos de poda e capinação, pequenas quantidades de entulhos em geral, recicláveis, móveis e eletrodomésticos sem uso nos dois Ecopontos do município: Ecoponto Municipal Ortizes, localizado na Rua João Bissoto Filho, n° 2.245, e Ecoponto Municipal Santa Gertrudes, na Rua Antônio Cremasco, altura do número 165, Santa Gertrudes. Ambos funcionam de segunda a sábado, das 7h40 às 16h00.