01 SET 2021
SAÚDE
Com vacinação acelerada, Valinhos mantém por 12 semanas consecutivas queda de casos e internações por Covid-19

Um balanço apresentado nesta terça-feira (31) pela Prefeitura de Valinhos, com base em dados da Secretaria da Saúde, aponta que o município vem apresentando semana a semana uma queda no número de casos positivos e de internações nas UTIs e Enfermarias dos dois hospitais da cidade, por Covid-19. Já são 12 semanas consecutivas, quando avaliado a data de início de sintomas, de diminuição dos números que está associada de forma significativa à agilidade e avanço da vacinação e também a grande adesão da população à Campanha de Imunização Contra o Coronavírus em todas as faixas etárias, inclusive adolescentes. Outro dado importante é que há 2 semanas o município não apresenta mortes pela doença com data de início de sintomas neste período.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, o município apresentou apenas 11 casos positivos com início de sintomas neste período e a média de pacientes internados em UTIs e Enfermarias da Santa Casa e do Galileo era de 41 pessoas. Os números são em média 96% e 65%, respectivamente menores que na semana de 16 a 22 de junho, quando Valinhos ainda apresentava uma alta no número de casos, numa segunda onda da doença, com 315 positivos e 111 internados. O número de óbitos também foi caindo semanalmente. Para se ter uma ideia, na semana de 2 a 8 de junho foram registradas 11 mortes, com data de início dos sintomas neste período, em decorrência da Covid-19. E nos quatro dias da mesma semana de agosto contabilizada (25 a 28) não houve nenhum óbito com data inicial de sintomas nestes dias.

“Além de toda a estrutura da rede de saúde municipal e particular de saúde, relacionamos a queda nos números de internações, de casos positivos e também de óbitos à força tarefa criada com o objetivo de acelerar a vacinação. Ao mesmo passo que esses índices diminuem, aumentamos a cobertura vacinal de nossa população. Até o dia 28 deste mês de agosto já tínhamos 94,65% dos adultos vacinados ao menos com uma dose. E quase metade da população está com a vacinação completa com as duas doses ou dose única, sendo 46,25%. Assim, até o final de novembro, esperamos estar com todos os moradores de Valinhos completamente vacinados e melhor protegidos contra a doença”, disse a prefeita Capitã Lucimara.  A prefeita também destacou que a meta de atingir 100% da população está condicionada a entrega de imunizantes pelos governos Federal e Estadual em quantidade e frequência normais.

Esta semana, a Secretaria da Saúde abriu agendamentos para 2ª dose das vacinas Coronavac (vacinados até 11 de agosto) e AstraZeneca (vacinados até 9 e até 11 de junho) e também para a 1ª dose a adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades.

A Prefeitura de Valinhos pede aos moradores que fiquem atentos ao calendário de vacinação, tanto com a 1ª como a 2ª dose, e também que sejam mantidos os protocolos sanitários de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, evitando sempre aglomerações. Mais informações sobre o processo de vacinação em Valinhos podem ser consultadas no link: https://www.valinhos.sp.gov.br/informacoes-sobre-vacinacao-em-valinhos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos