01 OUT 2021
SAÚDE
Serviço Municipal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Valinhos realiza atendimento a vítimas com sequelas da Covid
Os serviços fisioterápicos e de Terapia Ocupacional prestados pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde,foram ainda mais procurados durante a pandemia em razão da Síndrome pós-Covid, assim chamada pela apresentação de sequelas que perduram por um tempo para além do período da doença. A Covid-19 é uma doença aguda, grave e com um padrão de sequelas crônicas que precisam de acompanhamento ao longo de semanas ou até meses. O SARS-COV2 pode afetar múltiplos órgãos e sistemas do corpo e as sequelas são variadas.

“Embora sejam mais comuns em pacientes que desenvolveram a forma grave, indivíduos que apresentaram a forma moderada da doença e que não necessitaram de hospitalização também podem apresentar algum grau de comprometimento funcional”, explicou a supervisora do Serviço Municipal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a fisioterapeuta Silvia S. Petrait Forte, que constatou uma crescente procura pelos atendimentos do setor em função das sequelas pós-Covid.

Entre as manifestações que atingem de forma persistente pessoas curadas, mas que continuam a apresentar sintomas, relatadas pelos pacientes acometidos pela doença estão fadiga, fraqueza muscular, limitação da mobilidade e da capacidade de realizar atividades diárias, função pulmonar prejudicada, alterações cognitivas e psicológicas, problemas de memória e alterações de olfato e paladar.
“Desde o início da pandemia, o setor foi mantido em funcionamento e atendimento ao público com plantões de orientação e atendimento presencial respeitando o protocolo sanitário e também passou a oferecer assistência e orientação a 82 usuários da rede básica encaminhados em função da síndrome pós-Covid individualmente ou em pequenos grupos ao ar livre conforme indicações e objetivos terapêuticos. Mas também mantemos atualmente, em razão da pandemia, os atendimentos presenciais realizados prioritariamente para os casos de pós-operatório, fraturas e casos agudos como AVCs”, explicou a supervisora.

Ela também destacou que o fluxo de atendimento presencial para os demais casos foi reduzido atendendo protocolo de cautela da pandemia que ainda se faz necessário, restringindo atividades em grupos em ambientes fechados ou até atendimento de mais usuários por horário, garantindo assim maior segurança e prevenção aos usuários e servidores.

“Cabe mencionar que mesmo durante a fase de afastamento de parte dos servidores com comorbidades (conforme previa o Decreto Municipal nº 10.369/2020, de 23/03/20 a 12/02/2021), os servidores afastados atuaram prestando atendimento aos usuários em home-office por meio de tele monitoramento e atendimentos on-line, perfazendo 3.121 atendimentos e oferecendo atenção a 401 munícipes no período, minimizando desta maneira a desassistência durante o período inicial da pandemia da Covid-19”, informou a fisioterapeuta Silvia. Com essa decisão, ela afirmou que os pacientes elencados não precisaram sair de casa para prosseguir com o atendimento fisioterapêutico ou terapêutico ocupacional enquanto os atendimentos presenciais ficaram restritos aos casos mais urgentes.

Serviço
O Serviço Municipal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional acolhe presencialmente munícipes de Valinhos mediante encaminhamento médico da rede municipal de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00, na Rua Clóvis Bevilacqua nº 15, no Jardim Bela Vista, no mesmo prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde (antigo SESI 299). Informações pelo telefone 3859-2015.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos