06 OUT 2021
SAÚDE
Vacinação com dose de reforço nos idosos prossegue em Valinhos nas UBSs e Posto Fixo da Vigilância Epidemiológica
Nesta fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19 é a vez dos idosos com mais de 60 anos receberem a dose adicional

Os idosos da faixa de 60 a 69 anos ou mais, que já tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid-19, ou dose única, há pelo menos 6 meses podem se agendar para receber a dose de reforço em Valinhos pelo Portal da Saúde Siss Online (https://valinhosportal.sissonline.com.br). Também integram o mesmo grupo prioritário de vacinação pessoas imunossuprimidas. A aplicação dos imunizantes é realizada em todas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e também no Posto Fixo da Vigilância Epidemiológica.

A recomendação do Ministério da Saúde é que os idosos, acima de 60 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses, recebam mais uma dose de vacinas Covid-19, assim como as pessoas imunosuprimidas. De acordo ainda com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 e em Valinhos são aplicados os imunizantes que estiverem disponíveis no momento da vacinação mediante oferta dos governos Estadual e Federal.

Com relação a vacinação nas UBSs, a Secretara da Saúde destaca que são oferecidas diariamente 54 doses e, para que não haja desperdício de doses, as UBSs devem receber um número mínimo de idosos para abertura do frasco com 9 doses. “E, caso não tenha dose disponível, os idosos ou pessoas imunossuprimidas poderão ser encaminhados para outras unidades ou agendados para outra data e horário conforme disponibilidade", explicou a coordenadora das UBSs, Amanda Peterlini Soares da Silva.

Além dos horários e dias de agendamento oferecidos em todas as 14 UBSs do município para vacinação da dose de reforço (os idosos podem se vacinar em qualquer unidade que tenha vaga e disposição de doses; veja programação e locais abaixo), o Posto Fixo da Vigilância Epidemiológica atende às 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, a partir das 16 horas, onde são disponibilizadas, em todos estes dias da semana, 50 vagas adicionais para agendamentos. O Posto Fixo da Vigilância Epidemiológica funciona em prédio anexo a UBS da Vila Santana, na Avenida Brasil, nº 144 (abaixo o passo a passo do agendamento pelo Siss Online).

“Xepa"
A Divisão de Vigilância Epidemiológica também informou que atende com a possibilidade da ‘Xepa’ de vacinas, quando há sobras de doses em frascos abertos do imunizante e que de modo algum podem ser descartadas para se evitar desperdícios. Assim, as pessoas que estiverem cadastradas nas UBSs para esta finalidade, serão contatadas e chamadas a se apresentarem em no máximo 15 minutos no local e horário determinados de vacinação para receberem as doses que sobraram na Xepa.

Passo a passo agendamento pelo Siss Online
Em Valinhos, a aplicação da dose de reforço é feita mediante agendamento prévio pelo Portal da Saúde Siss Online, pelo endereço eletrônico https://valinhosportal.sissonline.com.br. O idoso, com ajuda de um familiar, deve acessar o ícone da dose adicional, como também é chamada a dose de reforço ou 3ª dose. Veja o passo a passo para o agendamento:

1 .  Acessar o Portal da Saúde através do site valinhosportal.sissonline.com.br e clicar em Entrar para realizar o login; caso não tenha cadastro é necessário antes inserir os dados clicando em Primeiro Acesso;
2.   Para fazer o login insira o CPF, senha e clique em Acessar;
3.   Clicar em Agendar Vacina;
4.   Selecionar a Dose Adicional e clicar em Próximo;
5.  Inserir a Data de Aplicação da Segunda Dose ou dose única e clicar em Próximo;
6.   Clicar em Todas as UBSs/Vigilância Epidemiológica e selecionar a data; neste momento aparecerá a quantidade de vagas disponíveis nas UBS e no Posto Fixo da Vigilância Epidemiológica, naquele determinado dia; na sequência escolha o horário do agendamento (Os idosos podem se vacinar em qualquer unidade que tenha vaga e disposição de doses);
7.  Neste momento ainda é possível alterar o dia e horário do agendamento ou confirmá-lo;
8.  O comprovante de agendamento será gerado com todas as informações e observações necessárias;
9.  É possível enviar o comprovante por e-mail, imprimir ou visualizá-lo no Portal da Saúde através da função Consultas Agendadas.

Programação atendimento presencial (sem necessidade de agendamento online):
- UBS Macuco: 4ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Valdemar Lazaretti, s/nº)
- UBS Vila Santana: 3ª, 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 10h18 e das 13h00 às 14h18 (Avenida Brasil, 144)
- UBS Imperial: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Campinas, 633)
- UBS Vila Itália: 2ª, 5ª e 6ª feira, das 13h00 às 15h00 (Rua Alexandre Pedroni, 137)
- UBS São Marcos: 2ª, 4ª e 6ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Três, s/nº)
- UBS São Bento: 2ª, 4ª e 6ª feira, 8h00 e 13h00 (Rua Itajaí, 70)
- UBS Reforma Agrária: 3ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Núcleo Reforma Agrária, s/nº)
- UBS Maracanã: 3ª, 4ª e 5ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Pedro de Lucca, 285)
- UBS Parque Portugal: 2ª, 4ª e 5ª feira, das 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Abrantes, 550)
- UBS Jardim Jurema: 2ª, 3ª e 4ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua José Salles Pupo, 71)
- UBS Bom Retiro: 2ª, 3ª e 6ª feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00 (Rua Joaquim Simões Salgueiro, 16)