19 NOV 2021
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura institui Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Secretaria de Obras e Serviços Públicos
A Prefeitura de Valinhos instituirá, na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que elegerá representantes dos servidores, eleitos em votação secreta, e representantes da Administração, indicados pelo secretário da pasta. As inscrições terão início no dia 25 de novembro e vão até 09 de dezembro, podendo se candidatar funcionários efetivos ativos, que não estejam em período de estágio probatório e lotados na Secretaria. O funcionário deverá apresentar documento de identificação e preencher uma ficha de inscrição, diretamente na Secretaria de Obras.

“A CIPA é um instrumento muito importante dentro do contexto do trabalho, para garantir a segurança dos nossos servidores e isso faz parte dos três pilares que sustentam nossa gestão: Trabalho, Justiça e Inovação, sempre com muito respeito e responsabilidade por todos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O objetivo da CIPA é desenvolver atividades voltadas à prevenção de acidentes, doenças profissionais e melhora das condições de trabalho dos servidores públicos municipais, tendo como base as normas regulamentadoras sobre segurança e medicina do Ministério do Trabalho. Será, obrigatoriamente, instalada na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

A votação será no dia 15 de dezembro, na Secretaria de Obras, das 8h00 às 16h00. Poderão votar no dia da eleição todos os funcionários ativos que estejam lotados na Secretaria.

Os servidores eleitos participarão de cursos preparatórios, conforme determina a Lei. A CIPA é estabelecida na forma da Lei 5.577 de dezembro de 2017, NR Nº 5, editada com a portaria Nº 3214, de 08 de Junho de 1978, do Ministério do Trabalho.

“Há muitos anos esta é uma reinvindicação dos servidores, que será atendida agora pela Prefeitura de Valinhos. Além disso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos vem adquirindo novos uniformes, equipamentos de segurança e investindo em cursos de qualificação para os profissionais, para melhorar a qualidade no trabalho dos servidores”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Yansen.

A Secretaria de Obras firmou parceria com o SENAI para aplicação de cursos de qualificação profissional voltados para área de segurança no trabalho e também está investindo na atualização dos exames periódicos para a atualização do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) dos servidores.

Para esclarecimento de dúvidas, o telefone 3829-6023 estará disponível as segundas, quartas e sextas-feiras. O 3871-8503 sempre as terças e quintas-feiras.

Local: Valinhos