25 NOV 2021
SERVIÇOS PÚBLICOS
Com Inovação, iluminação a LED é mais um investimento tecnológico em Valinhos
Dando continuidade aos trabalhos para transformar Valinhos em uma Cidade Inteligente, conhecida como Smart City, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vem realizando a troca das luminárias da cidade por lâmpadas de LED. Desde o início do ano já foram trocadas 1.718 luminárias. Agora, o município está em um segundo estágio, já em processo licitatório, que permitirá o cabeamento de pontos com fibra ótica. Isso permitirá o transporte de dados com telegestão, possibilitando, por exemplo, saber se uma lâmpada queimou sem a necessidade de abertura de chamado, permitirá também outros avanços tecnológicos, como a leitura de hidrômetros pelo DAEV por ondas de rádio, implantação de wi-fi com internet gratuita, agregar serviços em portais virtuais, investir no projeto de Internet das Coisas para a inclusão de serviços e facilidades à população, de modo a compreender melhor as demandas e apresentar soluções, sem contar as facilidades do monitoramento por parte da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana.

“Temos trabalhado com vários investimentos em tecnologia, por meio da secretaria de Tecnologia, Inovação e Comunicação, para alcançar nossa meta de transformar Valinhos em uma Smart City, agilizando e proporcionando um atendimento mais eficaz dos serviços públicos, transformando-a numa cidade inteligente, tecnológica e integrada. Isso facilitará o cotidiano dos cidadãos, que terão serviços mais ágeis.”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Além das 1.718 luminárias, outras ainda serão trocadas em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Obras está ainda com obras de expansão junto à CPFL, contemplando mais 193 pontos que não possuíam qualquer tipo de iluminação pública. Entre o fim de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, serão executados mais 1.540 pontos, com investimentos de R$ 4.304.416,23.

“Para o decorrer do ano, há a expectativa de um novo processo licitatório de mais 12.000 luminárias, além do já exposto, prevendo investimentos de quase R$ 20 milhões, entre iluminação e telegestão”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Yansen.

Os bairros Santa Maria, São Marcos, São Luís, Parque Portugal, Nova Espírito Santo, Parque Valinhos, Vila Pagano, Jardim Universo, Morada do Sol e Jardim do Lago já receberam a nova iluminação. Além das Ruas Antônio Fartaroti Polidoro (Jardim América II), José Angeli (Ponte Alta), Guerino Furlan, Guilherme Olivo (Terra Nova) e Avenida Rosa Belmiro Ramos. O Parque CLT foi revitalizado e as ruas entorno também receberam as luminárias de LED, além do entorno do Paço Municipal, a Estação Ferroviária, o Ecoponto Santa Gertrudes e a Praça Geraldo Salles Filho.

As ruas Francisco Juliato (Morro das Pedras), Clark (Macuco), Gracia Mauro Chiene e Avenida Dois (São Marcos), Silvino Polli (Jd. Recanto), Alberto Mazieiro e Professor Miguel do Prado (Recreio dos Cafezais) passaram por obras de expansão para a colocação das luminárias.

Ainda neste ano os bairros Vale Verde, Country Club, a Praça dos Três Poderes e as ruas José Mamprim e Krebsfer (Macuco) ganharão nova iluminação. Já os bairros Alpinas, Jardim Florence e Jardim Lorena tem previsão de receberam as luminárias de LED no início de 2022.

A iluminação de LED é mais um ponto no processo de transformação do município em uma Smart City. Hoje, 100% dos prédios públicos em funcionamento na cidade possui internet de fibra ótica. Essa é a base para os demais avanços em tecnologia, que serão planejados Comitê de Governança Tecnologia da Informação (criado pelo decreto 10.982/2021 da prefeita Capitã Lucimara) na produção de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação e as próximas fases de implantação da Governança Digital.

As metas definidas no planejamento da Comissão contam com a integração dos sistemas da Prefeitura, a implantação do Cartão Cidadão, a centralização do atendimento dos serviços públicos e a oferta de aplicativos e serviços digitais que facilitam o cidadão, sobretudo em áreas como a Saúde.

Local: Valinhos