07 DEZ 2021
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos assina acordo de cooperação técnica no Programa Reconecte
A Prefeitura de Valinhos, pela Secretaria da Educação, passa a integrar o ‘Programa Reconecte”, com o propósito de “reconectar” as famílias e os relacionamentos sociais em geral, tendo as ferramentas tecnológicas como meio facilitador. A assinatura oficial entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional da Família, do acordo de cooperação técnica para a implementação do Reconecte no município, foi na tarde desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Valinhos, durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família. Entre os presentes estavam a secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, dra. Ângela Vidal Gandra da Silva Martins; a prefeita Capitã Lucimara, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, vereador André Amaral; o secretário de Educação, Cleber Magdalena.

Também participaram do momento da assinatura do acordo o vice coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, vereador Alexandre Japa, e os vereadores Thiago Samasso e Simone Belini, que fazem parte da mesma Frente Parlamentar, assim como os vereadores Fábio Damasceno e professor Marcelo Yoshida que justificaram as ausências. Também estiveram presentes o vice-prefeito Major Osvaldo Rocco, a chefe de Gabinete, Claudinéia Vendemiatti Serafim e as secretarias de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, Tatiane Boldarini de Camargo, e da Saúde, Carina Missaglia, além de funcionários da Prefeitura de Valinhos.

“Fizemos questão e estamos muito felizes em implementar o programa em nosso munícipio por acreditar na importância do fortalecimento social, em especial da família. O programa propõe uma série de projetos em diversos eixos, com a finalidade de promover ações que vão desde a educação nos diversos aspectos da dignidade humana, até ações que visam uma reeducação tecnológica, promovendo assim o uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente e saudável”, disse a prefeita Capitã Lucimara ao agradecer a presença da secretária nacional.

“Também estamos muito gratos de ter o município de Valinhos como parceiros e a Prefeitura sensível à importância do Programa Reconecte. Com ele, buscamos informar a respeito das novas práticas e das novas tendências virtuais do comportamento humano, além de esclarecer a respeito do uso inadequado da tecnologia, assim como seus efeitos a curto, médio e longo prazo para a saúde mental. Importante destacar que o programa procura capacitar pais, professores, profissionais de saúde e a sociedade como um todo a respeito das melhores formas de utilização da tecnologia”, destacou a secretária nacional.

Após a assinatura do acordo, a secretária Nacional da Família fez uma apresentação do Programa Reconecte e outros projetos da Secretaria Nacional da Família que podem ser implementados também por entidades do terceiro setor. Além do comprometimento de Valinhos em implementar o Reconecte, a prefeita Capitã Lucimara e a secretária nacional, dra. Ângela, assinaram a adesão de Valinhos aos projetos ‘Acolha a Vida’ e ‘Família na Escola’.

Projeto Acolha a Vida

Estima-se que, anualmente, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 possuem algum tipo de ideação ou atentam contra a própria vida.  O suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, e entre os jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios (OMS, 2017).
“É nesse contexto que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Família, criou o projeto Acolha a Vida, como resposta concreta às metas nacionais prioritárias para conscientizar a população sobre os fenômenos do suicídio e automutilação em crianças, adolescentes e jovens, seus fatores de risco e formas de prevenção”, disse a secretária nacional, dra. Ângela aos presentes.

Projeto Família na Escola

Foi com o objetivo de ampliar o rol de ferramentas que podem auxiliar as famílias na educação e desenvolvimento de seus filhos que o projeto Família na Escola cola foi pensado. O projeto visa fomentar ações conjuntas para promoção da parceria família e escola, através da formação das habilidades parentais, das garantias de direitos da criança e do acompanhamento pedagógico, a fim de garantir o desenvolvimento integral da criança e o fortalecimento dos vínculos familiares.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos