17 DEZ 2021
Sem registro de vítimas ou desabrigados, Valinhos registra fortes chuvas em poucos minutos
A previsão meteorológica de fortes chuvas, com tempestades e grandes quantidades de água num curto espaço de tempo, foram confirmadas no início desta tarde de sexta em Valinhos. Segundo dados da Defesa Civil da cidade, em pouco mais de 30 minutos foram registrados 27mm de chuva que, somado aos últimos 3 dias, totalizam 51mm de chuva registrados na cidade. Com isso, alguns pontos da cidade registraram alagamentos, porém sem registros de vítimas ou desabrigados, segundo a Defesa Civil. Por precaução e segurança, a iluminação de Natal do centro da cidade foi desligada para evitar choques e incidentes, e será verificada preliminarmente pela equipe técnica antes de ser religada no sábado.  A programação de Natal prevista para hoje também foi cancelada pela Prefeitura de Valinhos, por conta das chuvas.

Um ponto importante a destacar é que as chamadas bocas de leão, instaladas pela Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Obras, em regiões como no Country Club, na divisa com a cidade de Vinhedo, foram fundamentais para a retomada rápida da circulação dos veículos após as fortes chuvas. Mesmo com o registro de alagamentos, a presença destas instalações que a Prefeitura implantou neste ano, facilitaram o escoamento rápido da água e, ao mesmo tempo, evitando o entupimento das galerias, de forma a dar vazão mais rápida da água às galerias pluviais.

Na região Central, por exemplo em frente a Prefeitura de Valinhos, também foi registrado alagamento durante as fortes chuvas, porém, logo após, a água abaixou e o fluxo de veículos foi retomado. Em alguns prédios públicos, como na parte administrativa da secretaria de Saúde, também foram registrados pequenos alagamentos, pontuais, mas já solucionados.
Local: Valinhos