15 JAN 2022
SAÚDE
Em nova etapa de melhorias, Prefeitura de Valinhos proporciona mais conforto no atendimento aos pacientes na unidade de sintomas gripais
Quem esteve neste sábado, dia 15, para ser atendido no CEV1 – Centro de Especialidades de Valinhos, unidade preparada especialmente para o atendimento dos pacientes com sintomas gripais na cidade, pode observar mais melhorias que proporcionam conforto a quem aguarda atendimento. Além da ampliação do espaço, aumento de 200% de profissionais de saúde e 100% dos médicos, também foram implantadas o sistema de senhas interligadas a todo o processo de atendimento, desde a chegada, passando pelo consultório até a realização de testes, quando necessário. Além disso, mais cadeiras foram instaladas no local, de modo que todos possam aguardar sentados. Tudo isso resultando em mais agilidade no processo de atendimento, para redução do tempo de espera.

“Tenho acompanhado dia a dia este importante atendimento dos nossos profissionais da Saúde à população valinhense. Ontem, no final da tarde, estive no CEV1 e determinei que estas novas melhorias pudessem ser implantadas assim como outras que possam ser necessárias, sempre pensando neste momento de alta demanda e, ao mesmo tempo, necessidade de garantir qualidade e eficiência no atendimento a Saúde. Vamos enfrentar esta nova fase da Pandemia com o mesmo espírito de seriedade, dedicação e profissionalismo que nos marcou o ano passado”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli, fez questão de ressaltar a integração entre as secretarias para estas melhorias. “Sozinhos, não avançamos. Por isso, registro aqui meus agradecimentos a todas as secretarias que colaboraram, de uma forma ou de outra, para que a proposta da nossa prefeita Capitã Lucimara, de elevar a qualidade do atendimento na área da Saúde, sobretudo neste momento de enfrentamento à Pandemia, possa ter resultado efetivo”, complementou o secretário.

Desde segunda-feira, dia 10, a unidade exclusiva preparada pela Prefeitura de Valinhos, para atendimento de casos de sintomas gripais, está com 200% a mais de profissionais de Saúde para atendimentos dos pacientes com sintomas gripais. Até o início de dezembro, a unidade do CEV1 contava com 4 profissionais de Saúde, sendo 2 médicos, para atendimentos. No final de dezembro, este número de profissionais foi ampliado para 8, sendo 3 médicos, 2 enfermeiros e 2 técnicos de enfermagem. E agora, desde segunda, dia 10, a unidade conta com 12 profissionais, sendo 2 recepcionistas, 3 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e 4 médicos.

Ainda, além do aumento do número de profissionais, de 4 para 12, a Prefeitura de Valinhos, por meio da divisão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, intensificou treinamentos com as equipes do CEV1 para qualificar e dinamizar, ainda mais, os atendimentos dos pacientes com sintomas gripais. Este treinamento é focado nas novas atualizações do último protocolo federal para atendimento ao Covid-19 e síndromes gripais e respiratórias em geral, publicado em Janeiro deste ano. Entre os itens do treinamento, estão o espaço da triagem, da recepção, da notificação de casos positivos e suspeitos e coletas de exames para diagnóstico laboratorial do Covid19 (pesquisa de antígeno para pacientes do 1° ao 7° dia de sintomas e o RT-PCR para Covid-19 aos pacientes com mais de 7 dias de sintomas, sendo possível realizar a coleta desse exame até 14 dias após o início dos sintomas).
Local: Valinhos-SP