02 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Com foco na geração de emprego e renda, Prefeitura de Valinhos recebe empresas em busca de novas parcerias
O Programa Desenvolve Valinhos, aplicado pela Prefeitura de Valinhos sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem apostado em novas parcerias e em um relacionamento mais estreito com as empresas já instaladas no município para ampliar os parques industrial e comercial e geração de empregos.

“Semanalmente, é preparada uma agenda de encontros com os representantes de vários segmentos onde são discutidas maneiras de o poder público municipal contribuir, no que lhe cabe e é possível, com o desenvolvimento dos diversos setores, por meio de parcerias, e também para ouvi-los sobre suas expectativas de crescimento, necessidades, dentro de uma política de aproximação entre a Prefeitura e as empresas pelo Programa Desenvolve Valinhos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a prefeita Capitã Lucimara faz questão de acompanhar todo desenvolvimento do Programa e participa de vários encontros para estreitar o relacionamento dos empresários com o Poder Público Municipal. “Nos últimos três meses estivemos em cerca de 50 delas, conhecendo suas estruturas e necessidades”, disse o secretário.

Recentemente, em um dos encontros, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebeu Robson Costa, gerente de serviços da empresa Leo Madeiras para apresentar informações sobre os incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura. Antes em Campinas, em meados de 2021 mudou seu centro de distribuição regional para Valinhos, no bairro Joapiranga, para o atendimento de parte das 90 lojas do grupo que, ao lado de empresas como a Klabin e Duratex, faz parte do grupo Ligna, com mais de 40 anos de atuação em diversos setores da economia.

“Neste novo encontro com a empresa Leo Madeiras explicamos sobre os benefícios fiscais da cidade, pois o grupo tem interesse em expandir seus negócios por aqui. Em breve estaremos nos reencontrando para apresentar a legislação vigente, que é a Lei de Incentivos Fiscais, de 2015, que entre outros benefícios propõe redução e até isenção de IPTU dependendo dos investimentos em geração de empregos e faturamento, por até 8 anos, além de isenção de ITBI e de taxas conforme o enquadramento, isso tanto para novas empresas como para aquelas já instaladas que queiram ampliar seus negócios nas unidades de Valinhos”, destacou o secretário Rafael.

Além da Leo Madeiras, entre as empresas que escolheram Valinhos para alavancarem seus negócios em 2021 estão a Eagle Burgmann – Grupo Freudenberg, Grupo Destaque – Concessionária Toyota, Arthimed Produtos Médicos, Supermercados Dalbem, Supermercados Pague Menos, Cobasi, Emplas Embalagens Plásticas e Quiminutri Especialidades Químicas.

Parcerias
A Prefeitura também tem recebido uma série de propostas de parcerias por empresas de diversos segmentos que estão vindo à cidade mostrar seus serviços. É o caso da Fácil Pay, representada por Rodrigo Mainardi e Angelo Peterutto, que apresentaram uma plataforma online, totens e máquinas de parcelamento com a proposta do município oferecer ao contribuinte forma rápida, unificada e prática de pagamento de tributos, facilitando o pagamento ao mesmo tempo em que beneficia o recebimento por parte do município.

Também estiveram em encontro recente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o representante de agência GR Educar, Vladimir Ramos, empresa provedora de soluções na área educacional, visando a inclusão social e digital por meio da ampliação das habilidades cognitivas, além de Leandro Rodeiro da Agência Sinapse de Comunicação, buscando inovação e novas soluções para o município de Valinhos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos