15 MAR 2022
GABINETE DA PREFEITA
Prefeita Capitã Lucimara ressalta força regional para enfrentar desafios nas cidades da RMC

No mês da Mulher, Valinhos é escolhida para sediar a 231ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC

Na manhã desta terça-feira (15), Valinhos sediou a 231ª Reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas- RMC, que tratou da aprovação de projetos com temáticas importantes para a região. A reunião foi realizada no hotel Blue Tree Towers Valinhos. A cidade foi escolhida para sediar a reunião no mês da mulher, com o objetivo de destacar a importância da liderança feminina a frente da administração pública, desempenhada pela anfitriã prefeita Capitã Lucimara, a única mulher à frente das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas. O presidente da Câmara de Valinhos, vereador Franklin Duarte, e o vereador César Rocha também estiveram presentes, assim como o secretário de Segurança Publica e Cidadania, Osmir Cruz, e a Chefe de Gabinete da Prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim.

"Destaco, aqui, dois pontos importantes neste nosso encontro de Valinhos. O primeiro, a importância de investirmos em ações regionais que possam ajudar na proteção das mulheres vítimas de violência, assim como criarmos políticas públicas que contribuam nesta ação protetiva e de valorização das mulheres. Ainda, também quero destacar o quanto as ações regionais são decisivas para enfrentarmos desafios que ultrapassam os limites das nossas cidades. Assim fizemos com a Pandemia e, agora, nossos olhares também devem ficar atentos às consequências globais que a Guerra tem trazido para a população e, como gestores, temos que ter este olhar para implementar ações que possam, ao romper estes desafios, manter os investimentos sobretudo sociais e de desenvolvimento sustentável em nossas cidades", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas importantes de proteção a mulher, ainda em fase de projetos, como a implementação de uma plataforma de contato online da mulher, vítima de violência, para com a delegacia, de maneira que a mesma possa prestar depoimento e ser atendida sem a necessidade de comparecer à delegacia, para que não se exponha num momento de fragilidade. Se necessário o comparecimento na delegacia, a vítima será atendida na “Sala Lilás”, onde será acolhida de maneira privativa e exclusivamente por profissionais mulheres, para que se sinta mais confortável para depor sobre a situação, separadamente de outros casos. Valinhos também trabalha, como já foi noticiado recentemente junto com a programação do Mês da Mulher, numa proposta similar na Guarda Municipal da cidade. Por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, a proposta em análise contempla um projeto para acompanhamento das mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica e registraram boletim de ocorrência ou aquelas que possuem medidas restritivas. O programa prevê a criação de uma sala reservada para atendimento psicológico das vítimas. Também será realizado o acompanhamento da ocorrência por viaturas, in loco, verificando se as medidas estão, de fato, sendo cumpridas pelo agressor. Para tornar o acesso ao socorro mais rápido, simples e efetivo, a proposta também prevê que possa ser criado, ainda, um aplicativo de proteção à mulher. Nele haverá o ‘botão do pânico’ e, quando acionado, fará contato direto com a Guarda Municipal, que direcionará equipes imediatamente para a ocorrência. Todos os servidores envolvidos neste projeto passarão por capacitação especializada que será ministrada por uma promotora de justiça tão logo a proposta possa avançar.

Outra ação importante, também em fase de análise e proposta, é a implementação da brinquedoteca na “Sala Lilás”, para que as mães que comparecerem nas delegacias acompanhadas por crianças possam ser acolhidas, enquanto os filhos brincam e passam por uma análise com psicólogo, para que em um ambiente mais leve, como a brinquedoteca, eles possam ser amparados e auxiliem com informações na denúncia. Já para as mulheres que contam com medida protetiva para distanciamento de seus agressores, esses serão rastreados por tornozeleiras que auxiliarão o policiamento público que garante a segurança da vítima.

Além das pautas voltadas a proteção da mulher, também foram abordadas as temáticas:

. Votação da ata da reunião anterior;

. Apreciação e Aprovação do Projeto "Pesquisa de População em Situação de Rua;

. Cidades Inteligentes - A importância do Cruzamento de Dados relacionados ao

Saneamento, Resíduos e Energia;

. Avanços Tecnológicos para a Defesa da Segurança Pública;

. Explicação sobre a aprovação de novos projetos e procedimentos - Parques infantis inclusivos e outros.

Na reunião que é organizada pela Agência Metropolitana de Campinas (AGEMCAMP), e aconteceu no Hotel - Blue Tree Towers em Valinhos, estiveram presentes os representantes das cidades: Valinhos, Campinas, Vinhedo, Indaiatuba, Pedreira, Nova Odessa, Sumaré, Cosmópolis, Itatiba, Jaguariúna, Sto. Antônio de Posse, Morungaba, Americana, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Holambra e Artur Nogueira.

Ao final do evento, a prefeita Capitã Lucimara presenteou os prefeitos e representantes convidados com cestas de frutas de agricultores valinhenses.