16 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Rede Municipal de Educação de Valinhos forma educadores em novos projetos pedagógicos
Dentro da formação continuada das equipes técnicas da Secretaria de Educação, da Prefeitura de Valinhos, os educadores que irão coordenar os professores para a aplicação dos três novos projetos pedagógicos passam por várias formações específicas, conforme os materiais destinados a cada etapa, nos programas Mente Inovadora (Mind Lab), Majog (Grupo Movimenta) e Leitura em Minha Casa (Editora Ciranda Cultural).

Na última sexta-feira (11) foi a vez da formação da equipe técnica da Secretaria da Educação com os responsáveis do Projeto Majog, oferecida pela empresa e representada pela diretora pedagógica, Ana Claudia Rocha, e o diretor Comercial, Marcio Paludetti. A formação das equipes pedagógicas das escolas ocorrerá no dia 14 de abril.

“Os novos projetos e seus materiais físicos trarão um novo ganho aos nossos alunos da rede pública municipal, pois além da qualidade, proporcionarão momentos de desafios e reflexões. O trabalho em grupo com os alunos, promoverá o desenvolvimento global da autonomia, moral (em relação às regras), o emocional e a interação com os pares, muito importantes neste retorno às aulas presenciais”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosemeire Zagui.

Também nesta segunda-feira (16) foi realizada a formação com os professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no programa Projeto de Vida da Mind Lab de forma presencial no núcleo da EMEB Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso. No último dia 9, a coordenação da EJA, direção da escola e 11 professores participaram de uma primeira etapa da formação, com orientação da consultora de Produção de Conteúdos e Tecnologias Educacionais, da Mind Lab, Silvia Comelli Ribeiro. “A formação deste projeto teve início dia 9 de março, sendo esta presencial e terminou nesta segunda-feira, dia 14 de março, de forma remota”, disse o coordenador do Ensino Fundamental dos Anos finais e de EJA da SE, Lucas Scarone Silva.

“A formação sobre o programa Projeto de Vida da Mind Lab, com explicação e implementação da metodologia, além de oficinas de atividades, está sendo bem positiva, com o envolvimento de todos os educadores que irão aplicar os conteúdos em sala de aula”, disse também o coordenador do Ensino Fundamental dos Anos finais e da EJA, Lucas Scarone Silva.

Ainda nesta semana, entre os dias 15 e 19, foi iniciada a formação dos professores envolvidos com o programa Mente Inovadora, também da Mind Lab, que será aplicado a todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II (do 2º ao 9º ano).

Cronograma Formação – Mind Lab, Majog e Leitura em Minha Casa

MINDLAB - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
04 de março - Reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida – Mind Lab (EJA)
07 de março - Formação com os Coordenadores Pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora
09 e 14 de março - Formação com os Professores da Educação de Jovens e Adultos
15, 16, 17 e 19 de março - Formação inicial com os professores envolvidos com o Projeto Mente Inovadora.
Final de março/Começo de abril - Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 8 horas síncronas distribuídas durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos para formação assíncrona.
31 de maio - Workshop presencial
29 de agosto - Workshop presencial

MAJOG - Infantil I e II, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
11 de março - Encontro com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação.
14 de abril - Formação com as equipes pedagógicas das escolas.
Final de abril/Começo de maio - Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 4 oficinas presenciais ao longo do ano, específicas para cada série de atuação.

LEITURA EM MINHA CASA - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
4 de Abril - Formação com coordenadores sobre o projeto (Solenidade de entrega).
Abril - Entrega das fichas de apoio ao professor.
2ª quinzena de Abril- Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 5 formações ao longo do ano, sendo 2 para todos os professores e 1 específica para cada segmento (infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais).
31 de maio - Os Conceitos, Revisitação, e Aprendendo com a Prática na Sala de Aula.
30 de junho - Leitura e Literatura /Texto Literário – Arte da Palavra
2º semestre - A Literatura e o papel do professor mediador / As etapas da Leitura – Pré-leitura, Leitura descoberta, pós leitura.

Fonte: Departamento do Comunicação - Prefeitura de Valinhos