21 MAR 2022
SAÚDE
Prefeitura promove ação em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde
A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer, realizará no próximo dia 07 de abril, uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde, que contará com práticas de alongamento, zumba, aferição de pressão, cálculo de IMC, entrega de folhetos educativos e orientações da equipe multiprofissional. O evento acontecerá no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), localizado na Avenida dos Esportes, s/n - Vila Olivo, das 08h00 às 10h00 e será aberto à população.

“Unimos essas duas datas importantes para conscientizar a população sobre a importância da atividade física para o bem-estar e qualidade de vida, impactando diretamente na saúde de cada um”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Em 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, que é qualquer tipo de movimento corporal que provoque estímulos nos músculos e resulte em um gasto energético. Varrer a casa, deslocar-se a pé ou de bicicleta para o local de trabalho, caminhar, pedalar e dançar são alguns exemplos.

A prática regular de atividade física é considerada fator de proteção para doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer, bem como minimiza os impactos à saúde mental, como depressão e ansiedade. Também melhora a capacidade cognitiva e contribuir na qualidade do sono.

“São diversos benefícios que podemos adquirir com a prática de atividades físicas e por isso ela é tão importante em nossa rotina”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Felipe Zani.

Já no dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Assembleia Mundial de Saúde, em 1948, para conscientização da população a respeito de vários aspectos que envolvem a saúde. A OMS define o termo Saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.

Para atingir esse estado, são necessários vários fatores que incluem o tratamento de doenças e sua prevenção. “Mas também temos que incluir fatores que interferem na qualidade de vida como: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer, acesso à bens e serviços e essenciais”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.
Autor: Departameto de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos