29 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Com queda no número de casos, Prefeitura mantém protocolos e monitoramento em escolas de Valinhos em prevenção a surtos de Covid-19
Risco de novos casos em escolas do município é considerado pequeno e dentro da normalidade

Mesmo com a redução dos casos de Covid-19 em ambiente escolar e entre as crianças no município de Valinhos, a Prefeitura segue com a prevenção da doença nas unidades públicas e privadas com a manutenção dos protocolos e monitoramento para evitar novos surtos. De acordo com a supervisão de ensino da rede municipal todos os protocolos sanitários adotados pela Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, para a prevenção de surtos nas escolas estão mantidos. O avanço da vacinação da população também é apontado pela Secretaria de Saúde como primordial para a diminuição dos casos no município.

“Já temos provas, artigos científicos que evidenciam que, além dos protocolos sanitários, a eficácia da vacinação contra a Covid, no público em geral, a partir de 5 anos, contribui para que o público passe a criar uma imunidade contra o vírus de forma coletiva, reduzindo assim o número de casos positivos, de internações, de óbitos e também de casos em crianças e em escolas em geral, como estamos vendo no atual cenário epidemiológico. O que percebe-se é que aqueles casos agravados estão mais relacionados aos fatores de risco e comorbidades e idade avançada, acima de 70 anos, conforme as estatísticas da Secretaria de Saúde”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

Nesta terça-feira (29) não há nenhuma sala da rede municipal com as atividades presenciais suspensas em virtude de casos de Covid. A única mudança com relação aos protocolos é que nas unidades escolares não é mais obrigatório usar máscara facial nos ambientes fechados, inclusive em salas de aula, como também em outros locais fechados conforme o protocolo estadual, ficando a critério das pessoas a sua utilização.

“Quando surge algum caso positivo, seja de professor, alunos ou funcionários de escolas, seguimos todas as medidas previstas pela Vigilância Epidemiológica para evitar novos casos da doença no ambiente escolar, afastando-os por um período de 7 dias. Também procuramos substituir aquele professor que por ventura seja positivado e que não tenha tido contado com os alunos para que a sala mantenha as atividades presenciais e quando a substituição não for possível, temos como meio o ensino remoto para a continuidade das atividades. Apenas alunos com comorbidades comprovadas permanecem em ensino remoto neste momento”, informou a supervisora de ensino Marina Macedo.

Segundo o enfermeiro André Vansan Silva, da divisão da Vigilância Epidemiológica, responsável pelo monitoramento diário dos casos positivos em todas as escolas do município, públicas ou privadas, a situação está sob controle.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos