30 MAR 2022
Valinhos comemora 150 anos da 1ª viagem de trem a partir da Estação de Trem
Conjunto ferroviário foi pioneira na eletrificação ferroviária brasileira

Encontre seus lugares no trem da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que a composição já está com seus motores aquecidos. Há 150 anos, exatamente no dia 31 de março de 1872, Valinhos presenciou a história nos trilhos dos trens, com a primeira viagem entre Jundiaí e Campinas. Os objetivos eram o escoamento da produção agrícola e o desbravamento cultiváveis dos interiores. A retomada da história vem ao encontro da reinauguração da Estação de Valinhos, com a entrega da reforma e revitalização do Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, marcada para esta sexta-feira (1º de abril).

“Ficamos muito orgulhosos de fazer parte dessa história da cidade, fazendo a ponte entre a recordação da viagem, em 1872, e a reinauguração da Estação. A história não deve ser esquecida nunca, porque é ela quem norteará nosso presente e nosso futuro”, associou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, a reforma e revitalização do espaço é um presente para a população, que deve cuidar, preservar e participar ativamente das ações previstas futuramente, planejadas pela Secretaria da Cultura e a Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV).

Segundo o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, o conjunto ferroviário da cidade foi considerado de vanguarda no Estado de São Paulo. “Além de se ter acesso a outras regiões, é atribuído ao conjunto a eletrificação ferroviária brasileira. Um pioneirismo”, exalta o secretário. Assim, também dinamizou o crescimento e desenvolvimento da cidade, permitindo o fluxo de imigrantes.

A arquitetura local é ímpar, um exemplo na utilização do ferro. No entanto, não foi considerado somente a beleza e sim, o diálogo com as demais estações pioneiras da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O conjunto ferroviário é composto pelo prédio da Estação Ferroviária, prédio da primitiva estação (posteriormente utilizado como armazém da empresa) e pela Casa Número Um.

“A ideia de preservação histórica é garantir que as futuras gerações tenham acesso a este conhecimento, com o intuito de gerar respeito, de criar identidade com a cidade”, explicou o secretário sobre a reforma e revitalização do espaço. O trabalho realizado no local envolve um conceito amplo, levando em consideração a preservação arquitetônica, com modernização sem alterar o projeto inicial, e prevendo o urbanismo no entorno. “Queremos preservar a história”, resume o secretário.