31 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Merenda na rede municipal de Valinhos tem reforço de frutas, legumes e verduras e em breve pescado no cardápio
A melhoria da qualidade alimentar dos alunos da rede municipal de ensino em Valinhos, nas refeições da merenda escolar, faz parte de um novo projeto da Prefeitura que, por meio da Secretaria da Educação, promoveu a mudança dos cardápios com a introdução de alimentos ainda mais saudáveis e ricos em nutrientes. Com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os atuais cardápios agora contam com um novo formato e o reforço de algumas frutas, legumes e verduras, e em abril será realizado teste para que seja introduzido pescado, considerada uma proteína de alto valor nutritivo.

“Assim como a qualidade educacional, que nos preocupamos em manter e a cada dia ampliar com novos projetos e programas pedagógicos, a melhoria nutricional da merenda escolar servida aos nossos bebês nas creches, crianças e adolescentes na Emebs, é também prioridade da Secretaria da Educação. O objetivo é implementar novas medidas para, além de aumentar a variedade de nutrientes com base no que é exigido pelo PNAE, que seguimos à risca, é oferecer um cardápio com preparo de alimentos cada vez mais in natura, minimamente processados, a caminho de chegar a ser 100% natural”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

“Estamos aumentando a frequência das verduras, legumes e das frutas, além de incluir mais variedades destes alimentos que antes não constavam nos cardápios. No caso das frutas, por exemplo, introduzimos abacaxi, melancia. Passamos a oferecer também pepino, que as crianças gostam, acelga, chicória, beterraba, inovando os legumes e verduras na alimentação diária. Procuramos também, em razão da sazonalidade das verduras, ofertar os alimentos de cada estação”, informa Jéssica Princepe Franco, nutricionista responsável pela elaboração dos cardápios para todas as faixas etárias e também diretora do Departamento de Alimentação Escolar.

Outra novidade que será apresentada no próximo mês de abril será a inclusão de peixe. “Já fazíamos no passado o uso do peixe, mas por não ter tido na época muita aceitação, agora vamos reintroduzi-lo a partir de um novo projeto. Para isso, serão feitos testes em uma das escolas para ver a aceitação também com o pescado. Uma empresa especializada no fornecimento de peixe, juntamente com uma nutricionista, aplicará o teste e registrará a pontuação com base na opinião dos alunos. O peixe é uma proteína muito boa para as crianças e adolescentes, de alto valor proteico e nutritivo, e é uma alternativa para a aumentar a qualidade nutricional da merenda”, explica a diretora.

Novo formato
Além da nova variedade de alimentos, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, elaborou um novo formato de cardápio, com base nas exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Antes os cardápios não apresentavam informações completas com relação a valor nutricional, valor calórico e quantidade das porções de acordo com cada faixa etária, nas Cemeis e Emebs. Agora, estão de acordo com as exigências do PNAE, completos, e podem ser inclusive consultados no site oficial da Prefeitura, na área da Secretaria da Educação”, falou o secretário Cleber Magdalena. Os cardápios podem ser acessados pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/14/cardapio-da-merenda/

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos