31 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos abre formação do novo programa educacional ‘Leitura em Minha Casa’
Na próxima segunda-feira, 4 de abril, às 8h30, a Prefeitura de Valinhos com a coordenação da Secretaria da Educação, abrirá na Câmara Municipal de Valinhos a formação de mais um dos novos projetos pedagógicos que estão sendo implementados na rede municipal de ensino. As equipes gestoras, formadas por diretores, vices diretores e coordenadores das CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil, do ensino Infantil I e II e também das EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica - Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais) do 2º ano 9º ano, além da EJA (Educação de Jovens e Adultos), irão participar da primeira etapa de formação para aplicar em sala de aula o programa ‘Leitura em Minha Casa’. Além desse projeto, está em andamento a formação de outros dois novos projetos, o Mente Inovadora da Mind Lab, e Majog.

“Este é mais um projeto que a rede municipal de ensino de Valinhos começa a colocar em prática, capacitando seus educadores para aplicar novos conhecimentos e métodos de ensino e assim melhorar a qualidade educacional de nossos alunos. Estimular a leitura, ainda mais com o apoio da família e suporte da própria escola será um avanço no ensino infantil e fundamental público na nossa cidade”, comemora a prefeita capitã Lucimara.

Com kits de livros fornecidos aos alunos e educadores fornecidos pela Editora Ciranda Cultural, o ‘Leitura em Minha Casa” tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e pelo saber, uma das principais diretrizes do Ministério da Educação dentro da proposta de promoção de ações que auxiliem na política de formação de leitores, na democratização do acesso a livros pelos alunos e professores a cultura e a informação.

No caso específico do “Leitura em Minha Casa”, os diretores e coordenadores das unidades educacionais estarão na Câmara Municipal para a apresentação dos materiais que incluem kit contendo 8 livros para cada nível, guia de apoio pedagógico ao professor, e também para entenderem como será o suporte da empresa para formação continuada dos docentes, uso da plataforma digital, encontros de bate papo dos alunos e professores com autores dos livros, entre outras ações. Já no dia 14 de abril está programada a primeira capacitação voltada aos professores que trabalharão com os livros em sala de aula e no suporte aos pais a partir de início de maio.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, o ‘Leitura em Minha Casa’ vai incentivar a leitura dentro e fora da escola. “Além do Mind Lab e o Majog, que são mais voltados para a área do raciocínio matemático, e outras habilidades, o projeto educacional Leitura Em Minha Casa vai incentivar a leitura dentro de casa, junto à família. A maioria dos nossos alunos têm a oportunidade da leitura apenas na escola, em sala de aula, e agora eles terão a oportunidade de levar esse kit composto de 8 livros também para casa, fazer um trabalho com a família, e trazer essa experiência para a sala de aula junto aos colegas e professores. O projeto ainda prevê o encontro dos alunos com os autores dos livros!”, destaca.

A coordenadora ainda ressaltou que os novos materiais que envolvem os três projetos vão acrescentar no ensino. “A escola pública carece de material e estes novos projetos representam um grande ganho, um avanço, pois senão ficaríamos sempre ali, no caderno, lousa e livro didático. Temos que aumentar a quantidade de material fornecido aos nossos alunos e lançar mão de novos aprendizados”, concluiu Rosimeire.

Cronograma Formação – Mind Lab, Majog e Leitura em Minha Casa

MINDLAB - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
04 de março - Reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida – Mind Lab (EJA)
07 de março - Formação com os Coordenadores Pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora
09 e 14 de março - Formação com os Professores da Educação de Jovens e Adultos
15, 16, 17 e 19 de março - Formação inicial com os professores envolvidos com o Projeto Mente Inovadora.
Final de março/Começo de abril - Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 8 horas síncronas distribuídas durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos para formação assíncrona.
31 de maio - Workshop presencial
29 de agosto - Workshop presencial

MAJOG - Infantil I e II, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
11 de março - Encontro com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação.
14 de abril - Formação com as equipes pedagógicas das escolas.
Final de abril/Começo de maio - Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 4 oficinas presenciais ao longo do ano, específicas para cada série de atuação.

LEITURA EM MINHA CASA - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA
4 de Abril - Formação com coordenadores sobre o projeto na Câmara Municipal de Valinhos.
Abril - Entrega das fichas de apoio ao professor.
2ª quinzena de Abril- Início do projeto com os alunos da rede municipal.
Formação continuada - 5 formações ao longo do ano, sendo 2 para todos os professores e 1 específica para cada segmento (infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais).
31 de maio - Os Conceitos, Revisitação, e Aprendendo com a Prática na Sala de Aula.
30 de junho - Leitura e Literatura /Texto Literário – Arte da Palavra
2º semestre - A Literatura e o papel do professor mediador / As etapas da Leitura – Pré-leitura, Leitura descoberta, pós leitura.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos