05 ABR 2022
GABINETE DA PREFEITA
Prefeita Capitã Lucimara recebe Sindicato dos Servidores e anuncia quitação do pagamento das licenças prêmios em atraso
Prefeitura caminha com acertos em outras áreas também, como a dívida quitada com a Santa Casa de Valinhos

Na tarde desta terça-feira, dia 5 de Abril, a Prefeita Capitã Lucimara recebeu, no Gabinete, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais e Autarquias de Valinhos, Louveira e Morungaba, Valteni Alves Santos, em reunião para uma pauta de reivindicações dos servidores públicos municipais, em destaque Plano de Cargos e Carreiras, reajustes e outros itens trabalhistas. Na oportunidade, a prefeita anunciou ao Sindicato que no próximo dia 8 de abril irá efetuar todo o pagamento das licenças prêmios dos servidores que tem a receber, referente aos anos de 2018 e 2019. É mais uma ação de pagamento de valores em atraso realizados pela Prefeitura que, em 2021, já havia também acertado os anos de 2016 e 2017. Além da prefeita Capitã Lucimara, que esteve acompanhada da chefe de Gabinete, Gisele Sasso, e do presidente Santos, diretores e representantes do Sindicato estiveram presentes também na reunião, assim como o vereador Alexandre Japa.

“Quando assumimos a Prefeitura, infelizmente, a cidade já acumulava uma série de dívidas com diversos setores, destacando aqui por exemplo a Santa Casa de Valinhos e os nossos servidores públicos municipais, que por direito tem a licença prêmio que, há anos, não eram pagas de forma plena e para todas as áreas. Então, no ano passado, começamos a acertar os anos de 2016 e 2017 e, agora, 2018 e 2019, quitando totalmente o pagamento dos servidores em relação a licença prêmio. Nossos servidores trabalham por nossa cidade e é importante que o município, ao mesmo tempo em que tenha o olhar para os investimentos e as ações de prestação de serviços, possa também honrar com as questões legais, dentro da capacidade financeira, sem comprometer o atendimento público e dos serviços à população”, comentou a prefeita Capitã Lucimara.

Recentemente, por determinação da prefeita Capitã Lucimara, a Prefeitura de Valinhos acertou com a Santa Casa da cidade uma dívida antiga, no valor de R$ 4,5 milhões, passo importante inclusive para as negociações, em andamento, para que a cidade possa ter um contrato com a Santa Casa com o objetivo de realizar, no município, cirurgias eletivas que estão represadas por conta do período intenso da Pandemia nos anos passados.

Ainda, no início deste ano, a Prefeitura de Valinhos pagou um reajuste de 7,59% nos salários de todos os servidores públicos municipais, com base na inflação medido pelo INPC desde a última correção salarial. O pagamento em janeiro se deu por conta do impedimento, em 2021, em razão da Lei Federal Complementar 173/2020, que ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, que proibia o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. Além do reajuste em janeiro deste ano, um novo reajuste deverá ocorrer no mês de maio, data-base dos servidores.
Local: Valinhos