06 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Projeto Mente Inovadora da Mind Lab já começa a ser implantado na rede municipal
A Secretaria da Educação, da Prefeitura de Valinhos, deu início à aplicação do projeto Mente Inovadora da Mind Lab já em algumas unidades esta semana, durante as aulas de matemática, nas EMEB’s (Escola Municipal de Ensino Básico) Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no bairro Reforma Agrária, e Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso. Os alunos tiveram o primeiro contato com os jogos de raciocínio que permitem simular situações do cotidiano, como ganhar e perder, respeitar o outro, lidar com regras, gerenciar tempos e outros recursos.

Outras escolas da rede também estão se preparando para aplicar o mesmo projeto que faz parte, assim como o Majog e o Leitura em Minha Casa, a serem implementados em parte aos mais de 11.600 alunos matriculados nas EMEB’s, CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), de um novo programa pedagógico, que entre outros benefícios visa oferecer reforço educacional com o retorno das aulas presenciais.

Como destacou nesta segunda-feira (4), na abertura da formação do projeto Leitura em Minha Casa, a prefeita Capitã Lucimara afirmou que a Educação terá avanços importantes, sobretudo com a implantação dos novos programas educacionais e o trabalho para a recuperação do conteúdo dos últimos anos, prejudicados pela Pandemia.

“Estes novos projetos e a aplicação na prática são essenciais para nossos alunos, para nossa cidade, para o desenvolvimento pessoal e humano. Por isto, se em 2021 o foco central foi na Saúde, pelo enfrentamento da grave Pandemia que o mundo ainda vive, agora é a hora de avançarmos, e muito, nos investimentos e ações na Educação”, falou aos educadores presentes.

A introdução do Mente Inovadora, cuja empresa Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas empregadas nos materiais pedagógicos, passa a acontecer a partir do mês de abril em todas as unidades, aplicado aos alunos da Educação Infantil I e II, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também do EJA.

A formação dos educadores vem sendo promovida desde o início de março, com todo o suporte pedagógico da empresa, tão logo os materiais com kits de alunos e professores foram distribuídos em todas as escolas, e inclui formação continuada durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos e workshop presencial. No kit do aluno, por exemplo, além de trabalhar o conteúdo em sala de aula, há o livro de Jogoteca, para que consigam jogar em casa e vivenciar a metodologia também de forma remota, e o livro da família com dicas para utilizar os recursos em casa.

“Queremos agradecer aos educadores pela disposição e comprometimento na participação e formação dos três novos projetos pedagógicos, começando pelo Mente Inovadora que traz uma proposta curricular-pedagógica para o desenvolvimento de várias habilidades, com ênfase na aprendizagem, e tendo como mediadores os próprios professores para o engajamento dos alunos e familiares”, explicou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

CRONOGRAMA FORMAÇÃO – MIND LAB, MAJOG E LEITURA EM MINHA CASA

MINDLAB - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA

04 de março - Reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida – Mind Lab (EJA);
07 de março - Formação com os Coordenadores Pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora;
09 e 14 de março - Formação com os Professores da Educação de Jovens e Adultos;
15, 16, 17 e 19 de março - Formação inicial com os professores envolvidos com o Projeto Mente Inovadora;
Abril - Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 8 horas síncronas distribuídas durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos para formação assíncrona;
31 de maio - Workshop presencial;
29 de agosto - Workshop presencial;

MAJOG - Infantil I e II, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
 11 de março - Encontro com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação;
14 de abril - Formação com as equipes pedagógicas das escolas;
Final de abril/Começo de maio - Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 4 oficinas presenciais ao longo do ano, específicas para cada série de atuação;

LEITURA EM MINHA CASA - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA

4 de Abril - Formação com coordenadores sobre o projeto na Câmara Municipal de Valinhos;
Abril - Entrega das fichas de apoio ao professor;
2ª quinzena de Abril- Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 5 formações ao longo do ano, sendo 2 para todos os professores e 1 específica para cada segmento (infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais);
31 de maio - Os Conceitos, Revisitação, e Aprendendo com a Prática na Sala de Aula;
30 de junho - Leitura e Literatura /Texto Literário – Arte da Palavra;
2º semestre - A Literatura e o papel do professor mediador / As etapas da Leitura – Pré-leitura, Leitura descoberta, pós leitura;

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos