08 ABR 2022
Secretarias de Segurança de Valinhos e Caieiras trocam conhecimentos em visita
O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osmir Cruz, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, e o diretor do Departamento de Planejamento e Administração, Willian Barbanera, receberam na tarde desta quinta-feira, dia 7, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caieiras, Guilherme Balbino Rigo, e o GCM Caberlini, para uma visita técnica de troca de informações e experiências sobre a atuação de ambas as corporações na área de segurança.

Guilherme Rigo explicou que está visitando diversas corporações da região para estreitar relações com municípios no quesito segurança pública, conhecer os trabalhos desenvolvidos e incorporar na sua cidade aquilo que for interessante e inovador. Além da troca de informações técnicas, os visitantes conheceram a estrutura da base da Guarda Civil Municipal, o Canil e demais dependências.

De acordo com o comandante Ignácio, a Guarda Civil Municipal de Valinhos tem grande certificação dentro de diversas corporações do Estado de São Paulo, com destaque para diferenciais como Canil (patrulhamento e busca com auxílio de cães), Romu (Ronda Ostensiva Municipal), Guarda Ambiental (especializada em áreas verdes e rurais), entre outras especialidades. "Somos gratos pelo reconhecimento do secretário de Caieiras em vir conhecer nosso trabalho", destacou.

Por sua vez, o secretário Osmir Cruz destacou que esses intercâmbios são sempre bem vindos, pois além de agregarem informações de estratégia e inteligência, criam laços até para atuações conjuntas. "Por vezes, cidades distantes precisam de informações de localização de criminosos, checar endereços, e nesta hora podemos contar com essa parceria criada nas visitas técnicas", disse.
Na próxima semana, está agendada na Guarda Civil Municipal de Valinhos uma visita de intercâmbio da corporação da cidade carioca de Maricá, que fica a 550 km de distância.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos