25 ABR 2022
EDUCAÇÃO
VESTIBULAR 2022: Hoje é o último dia de inscrições para 120 vagas no Polo da Univesp mantido em parceria com a Prefeitura de Valinhos
Terminam nesta 2ª feira, dia 25, às 23h59, as inscrições para o vestibular 2022, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), para os cursos oferecidos no polo de Valinhos e mantido em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, podem ser feitas até o dia 25/4. Ao todo são oferecidas 120 vagas para os 9 cursos, com três eixos básicos de ingresso e via processo seletivo, sendo 40 vagas para Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), 40 vagas para Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), e outras 40 para Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

As inscrições devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 22/05, às 13h. O início das aulas está previsto para agosto de 2022. O custo da inscrição é de R$ 45,00.
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queira, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019, 2020 e 2021, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.

Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o “Fale Conosco” do site da Vunesp, banca realizadora do vestibular: www.vunesp.com.br/faleConosco, e encaminhar sua mensagem ou, ainda, entrar em contato com o “Disque Vunesp”, por meio do telefone (11) 3874-6300, das 08h às 18h. A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em: https://univesp.br/vestibular, no dia 13/05/22. O gabarito oficial será divulgado em 23/05, no site do vestibular.

Polo de Valinhos

De acordo com a orientadora e mediadora do Polo da Univesp em Valinhos, que funciona na EMEB Governador Orestes Quércia, na Rua dos Gerânios, 85, Jardim Paraíso, Andréa Cristina Primerano, os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

“Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura, com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. A Univesp investe fortemente para que o aluno exercite a autonomia participando de lives, assistindo vídeos explicativos e acessando tutoriais e manuais”, explica. Saiba mais sobre os cursos pelo www.univesp.br/cursos.

Ao todo, são oferecidas pela universidade em todo o estado 31.125 vagas do Vestibular anual 2022, destinadas a 402 polos, de 347 municípios (capital, litoral e interior). De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o Vestibular 2022 foi planejado para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito.

“Teremos o maior processo seletivo já realizado pela universidade, em relação ao número de vagas, cursos e extensão territorial. Desde o início de nossa gestão, em 2019, reforçamos nossas parcerias com as prefeituras de todas as regiões do Estado. Hoje, estamos presentes em mais de 56% do território paulista e atingimos 92% da população. Seguimos com o compromisso de levar educação a distância de qualidade aos mais diversos públicos e mostrar a inclusão proporcionada pela modalidade”, ressalta o presidente.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação.
Além dos seis cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) e, a partir de 2022, passa a ofertar Administração e Processos Gerenciais.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos