27 ABR 2022
Prefeitura de Valinhos faz teste para introdução de pescado na merenda escolar
O aluno Vitor Hugo Carvalho Marmo aprovou o prato à base de pescado.
Um saboroso prato à base de filé de Piramutada, peixe de água doce, com molho de tomate fresco e batata, servido com arroz branco e salada de pepino. Este foi o cardápio na merenda escolar de uma das escolas da rede municipal de ensino de Valinhos, servido para cerca de 200 alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, no Jardim Recanto, nesta terça-feira (26). Os estudantes, do 2º ao 5º ano, foram surpreendidos ao participarem de um teste promovido pela Prefeitura para analisar a introdução de pescado no cardápio da merenda. E apesar do resultado ainda estar em análise, logo já foi possível observar a boa aceitação por grande parte dos alunos que repetiu o prato.

O alimento, cuja proteína tem alto valor nutritivo, é considerado pela Secretaria de Educação um importante aliado para reforçar o cardápio que recentemente já passou por novas mudanças visando a melhoria da qualidade alimentar dos estudantes, com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Gosto de comer peixe em casa e agora fiquei contente de ver que na merenda escolar teve também. Até repeti de tão gostoso que estava”, disse a aluna do 5ª ano A, Nathila Lodis, de 13 anos. A amiga dela, Isadora Noveletto Carvalho, 10 anos, do 5º ano D, também aprovou o novo prato. “Está uma delícia. Gosto de comer peixe e é bom que tenha também na merenda da escola”, falou.

Vitor Hugo Carvalho Marmo, de 11 anos, do 5º ano D, foi outro aluno que deu nota 10 para o teste. “Gosto muito da nossa merenda e gostei tanto desse peixe com batata que repeti duas vezes. Sempre como peixe em minha casa e achei este prato muito gostoso, bem temperado. Se tiver outras vezes vou adorar”, disse o aluno. A aluna Letícia Teles Strapasson, de 10 anos, do 4º ano E, foi outra que elogiou a refeição. “Só de vez em quando eu como peixe em casa, pois está caro. Se tiver na merenda aqui da escola vou comer sempre e repetir”.

“Buscamos aprimorar as refeições dos nossos alunos, dentro do que é considerado necessário para garantir uma merenda escolar de qualidade, muito bem preparada, com alimentos ricos em nutrientes. Sabemos que para muitas crianças, de famílias mais carentes, a merenda pode ser uma das principais refeições diárias e quanto mais nutritiva for, será um reforço na dieta”, diz a prefeita Capitã Lucimara.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, também destaca que o teste para analisar a aceitação de peixe no cardápio é mais uma ação para aprimorar esse trabalho. Ela conta que recentemente os cardápios passaram a contar com um novo formato e o reforço de algumas frutas, legumes e verduras e que o objetivo é oferecer um cardápio com preparo de alimentos cada vez mais in natura, minimamente processados, a caminho de chegar a ser 100% natural.

“Assim como a qualidade educacional, que nos preocupamos em manter e a cada dia ampliar com novos programas pedagógicos, a melhoria nutricional da merenda escolar servida aos bebês nas creches, crianças e adolescentes na Emebs, é também uma prioridade da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação. Vamos aguardar o resultado do teste para elaborar um plano alimentar que contenha este alimento com uma certa frequência”, explica a secretária.

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Jéssica Princepe Franco, ficou surpresa com a recepção à nova refeição pelos alunos. “Sabemos que muitas famílias ainda não têm o habito de se alimentar rotineiramente com peixe, principalmente na nossa região sudeste. Com a possibilidade de introduzirmos o pescado na nossa merenda escolar, a partir da boa aceitação dos estudantes, esperamos contribuir para a melhoria da qualidade alimentar”, fala a diretora que é nutricionista há anos na rede municipal de ensino, responsável pela elaboração dos cardápios mensais.

“Já fazíamos no passado o uso do peixe, mas por não ter tido na época muita aceitação, agora vamos reintroduzi-lo a partir de um novo projeto. Este texto foi aplicado por empresa especializada na avaliação de novos alimentos na dieta escolar”, explica Jéssica que ainda destaca que o pescado é um alimento de alto valor biológico, de boa digestão e absorção de nutrientes.

O diretor da EBEB, Natalino Gatti, fez questão de experimentar a nova refeição e se mostrou satisfeito com a qualidade do peixe utilizado e sabor da receita. “O ambiente escolar influencia bastante o desenvolvimento das crianças. Introduzir hábitos alimentares saudáveis, com alto teor nutricional pela merenda, também é uma forma de contribuir com o crescimento saudável delas. Percebi que a maioria dos alunos gostou do prato”.

As merendeiras Josiane Oliveira e Thais Amaral, que prepararam o peixe ao molho com batatas e serviram as refeições aos cerca de 200 alunos, ficaram surpresas com a boa aceitação. “Assim como outros alimentos que eles gostam e repetem, deu para perceber que aceitaram muito bem. Além de repetirem, houve poucas sobras nos pratos. Ficamos felizes”, contaram.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos