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ABR
29
29 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Alunos aprovam práticas do novo projeto pedagógico da rede municipal de ensino de Valinhos
Foto Noticia Principal Grande
Alunos do 5º 'E' da EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, em Valinhos, durante atividades com o Mind Lab
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Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Valinhos estão motivados após os primeiros contatos com o material didático do programa Mente Inovadora da Mind Lab. No mês de abril, os professores começaram a aplicar, em sala de aula, os jogos de raciocínio, com situações do dia a dia em abordagens lúdicas além das regras e lógicas da matemática. A ação integra o programa pedagógico da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação que busca oferecer reforço educacional com o retorno das aulas presenciais, e consequentemente, minimizar os impactos da Pandemia na aprendizagem.

“A aplicação na prática dos novos programas pedagógicos é importante para o desenvolvimento educacional dos nossos alunos. Se em 2021 o foco central da nossa administração foi na Saúde, pelo enfrentamento da grave Pandemia que o mundo ainda vive, o momento agora é de mais avanços e investimentos na Educação”, comentou a prefeita Capitã Lucimara.

Nesta semana, foi a vez dos alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, no Jardim Recanto, começarem na prática o uso dessa inovação. “Este jogo de raciocínio é muito legal porque temos que decifrar os números que irão completar a cartela. Eu tenho um pouco de dificuldade em matemática e os jogos vão poder me ajudar a aprender mais, além de ser bem divertido”, disso Iago Vitor de Aguiar, de 12 anos, do 5º E.

Seu amigo de sala, David Silva Souza, de 12 anos, também gostou da novidade. “Estou achando diferente aprender a matemática desse jeito, a mágica dos números de uma forma bem legal. Não vejo a hora de jogar todos os tipos que têm no kit”.

A aluna Alice Alves Correia de Souza, de 11 anos, também do 5º E, disse que os jogos estão ajudando a dar mais concentração. “Eu não imaginava que um dia eu ia ter jogos como esses na minha escola, bem legais. Eu já gosto muito de matemática e agora estou aprendendo a decifrar as jogadas e vencer os desafios em todos os níveis”, contou.
 
A professora dos alunos do 5º E, Walkiria Alves Moreira Turimi, disse que os alunos estão bem entusiasmados com a aplicação dos jogos de raciocínio em sala de aula que permitem simular situações do cotidiano, como ganhar e perder, respeitar o outro, lidar com regras, gerenciar tempos e outros recursos. “Quando eles começaram, tiveram um pouco de dificuldade, mas rapidamente já avançaram nos níveis e estão mais concentrados nas atividades propostas. Além de serem estimulados a agir e pensar nas estratégias para vencer os jogos, o material também contribui para o reforço escolar após o longo período que tiveram sem aulas presenciais”, falou.

A professora Rita de Cássia Assis Rodrigues, do 5º B, também elogiou a introdução dos jogos da Mind Lab na rotina escolar. “Faz apenas uma semana que iniciamos o trabalho com eles por meio dos jogos e já dá para perceber uma maior motivação para o aprendizado. E a evolução também, pois em poucos dias eles já conseguiram diminuir o número de palpites para o acerto dos números. O trabalho em equipe para vencer os desafios é outro fator que ajuda a agir no coletivo”, explicou a professora que utiliza os jogos ao menos duas vezes por semana. 

“São materiais que vieram para contribuir, somar imensamente principalmente neste retorno presencial às salas de aula. As crianças ficam mais motivadas e ávidas de coisas novas e interessantes. O objetivo é aplicar todos os materiais do kit com o tempo e com qualidade. Nossa equipe de educadores é maravilhosa e está bem comprometida com os novos programas”, ressaltou a coordenadora pedagógica da EMEB, Margarete de Souza Nadelman.

De acordo com a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, a formação dos educadores está ocorrendo conforme o previsto. Além do programa Mente Inovadora da Mind Lab, a Secretaria da Educação também está implementando outros dois, o Majog e o Leitura em Minha Casa. Os programas estão começando a ser implementados e aplicados aos mais de 11.600 alunos matriculados nas EMEB’s, CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“A grande maioria das escolas de Ensino Fundamental já começou a desenvolver com os alunos o MindLab. Já para a aplicação do Majog, que também envolve conteúdos de matemática, os professores estão passando por formação essa semana, assim como para a implantação do Leitura em Minha Casa, no qual os educadores se preparam para dar início ao programa que visa estimular a leitura”, explicou a secretária Claudineia.

A formação dos educadores vem sendo promovida desde o início de março, com todo o suporte pedagógico das empresas que ofereceram os programas e inclui formação continuada durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos e workshop presencial.
 
CRONOGRAMA FORMAÇÃO – MIND LAB, MAJOG E LEITURA EM MINHA CASA

MINDLAB - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA

04 de março - Reunião com a equipe gestora da EMEB Cecília Meireles sobre a implementação do Projeto de Vida – Mind Lab (EJA);
07 de março - Formação com os Coordenadores Pedagógicos sobre o Projeto Mente Inovadora;
09 e 14 de março - Formação com os Professores da Educação de Jovens e Adultos;
15, 16, 17 e 19 de março - Formação inicial com os professores envolvidos com o Projeto Mente Inovadora;
Abril - Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 8 horas síncronas distribuídas durante o ano letivo, além de plataforma online com os conteúdos para formação assíncrona;
31 de maio - Workshop presencial;
29 de agosto - Workshop presencial;
 
MAJOG - Infantil I e II, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

 11 de março - Encontro com a equipe pedagógica da Secretaria da Educação;
14 de abril - Formação com as equipes pedagógicas das escolas;
Final de abril/Começo de maio - Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 4 oficinas presenciais ao longo do ano, específicas para cada série de atuação, (sendo que duas já aconteceram entre os dias 25/04 e 28/04, na EMEB Dirce Antonio, no Jd. Alvorada);
 
LEITURA EM MINHA CASA - Infantil I e II, 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA

4 de Abril - Formação com coordenadores sobre o projeto na Câmara Municipal de Valinhos;
Abril - Entrega das fichas de apoio ao professor;
2ª quinzena de Abril- Início do projeto com os alunos da rede municipal;
Formação continuada - 5 formações ao longo do ano, sendo 2 para todos os professores e 1 específica para cada segmento (infantil, fundamental anos iniciais e fundamental anos finais);
31 de maio - Os Conceitos, Revisitação, e Aprendendo com a Prática na Sala de Aula;
30 de junho - Leitura e Literatura /Texto Literário – Arte da Palavra;
2º semestre - A Literatura e o papel do professor mediador / As etapas da Leitura – Pré-leitura, Leitura descoberta, pós leitura;
 
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP
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