05 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Merenda escolar de qualidade na rede municipal de Valinhos contribui para um melhor aprendizado
Uma merenda escolar de qualidade, dentro dos padrões exigidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), nas quantidades, frequência e valores nutricionais adequados. É com esse cuidado que a Prefeitura de Valinhos, com a supervisão da Secretaria de Educação, tem trabalho para oferecer 230 mil merendas por mês aos alunos da rede municipal de Ensino.

“Buscamos aprimorar as refeições dos nossos alunos, dentro do que é considerado necessário para garantir uma merenda escolar de qualidade, muito bem preparada, com alimentos ricos em nutrientes e naturais. Sabemos que para muitas crianças, de famílias mais carentes, a merenda pode ser uma das principais refeições diárias e quanto mais nutritiva for, será um reforço na dieta, além de contribuir para a melhoria do aprendizado”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Jéssica Princepe Franco, ligado à Secretaria Municipal de Educação, a merenda escolar oferecida nas escolas públicas de Valinhos é uma importante aliada ao desenvolvimento educacional dos alunos, desde as creches até o ensino fundamental.

“As cerca de 11.600 merendas que oferecemos diariamente contribuem com o melhor desenvolvimento psicofísico do aluno, auxiliando-o em todos os aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional, econômico e social. Esses aspectos de bem-estar contribuem para que os alunos tenham condições satisfatórias para aprender”, explica a diretora.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, também destaca que a Prefeitura de Valinhos está tratando, com muito cuidado, o preparo dos cardápios. “Recentemente os cardápios passaram a contar com um novo formato e o reforço de algumas frutas, legumes e verduras com o objetivo de oferecer as refeições com o preparo de alimentos cada vez mais in natura, minimamente processados, a caminho de chegar a ser 100% natural”.

Outra ação que o Departamento de Alimentação Escolar está desenvolvendo é a introdução do filé de pescado no cardápio. “No último dia 26 de abril aplicamos um teste supervisionado por empresa especializada na EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, no Jardim Recanto, onde os 200 alunos do 2º ao 5º ano foram surpreendidos com uma refeição nova, à base de file de peixe. O resultado foi bem satisfatório, com 87% de aceitação pelos estudantes. Desta forma, agora estudamos sua introdução de maneira rotineira no cardápio dentro do plano alimentar”, destaca Jéssica.

Ela também explica que o alimento, cuja proteína tem alto valor nutritivo, é considerado pela Secretaria de Educação um importante aliado para reforçar o cardápio que recentemente já passou por novas mudanças visando a melhoria da qualidade alimentar dos estudantes, com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Fonte: Departamento de Comunicação