11 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Rede municipal de ensino de Valinhos apresenta média superior em todas as áreas avaliadas pelo Saresp
Após um período de 13 anos, Valinhos volta a obter uma avaliação do ensino público municipal por meio dos resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), com base no ano de 2021, no primeiro ano de governo da prefeita Capitã Lucimara. E a notícia é mais que animadora. Na comparação com os municípios da rede estadual, da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e Diretoria de Ensino (Campinas Oeste), a rede municipal de ensino de Valinhos apresentou média superior em todas as áreas do Saresp. Em 2021, foram avaliados estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.

O sistema de avaliação é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, e servir para orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. “Os resultados do sistema permitem a identificação das lacunas de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, e a partir dos boletins de cada unidade escolar, é possível a análise tanto do município como um todo, como das regiões que compartilham realidades semelhantes. São dados importantes para termos um raio-x atualizado da qualidade educacional ofertada pela Prefeitura em sua rede”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, tais informações auxiliam na adoção de programas e projetos focados em amenizar as lacunas de aprendizagem e, ao longo dos anos, mensurar se houve efetividade das ações implementadas. “Os resultados do Saresp servem de base, apoio no acompanhamento do trabalho pedagógico e para fornecer subsídios aos projetos e ações de recuperação e aprofundamento das escolas. Além da média geral do município, é possível a análise do percentual de alunos que estão abaixo do nível básico, nível básico, nível adequado e nível avançado”, explicou a secretária.

Considerando as características socioeconômicas das comunidades em que as unidades Escolares estão inseridas, as escolas também foram divididas em rurais e urbanas, possibilitando uma análise ampliada da aprendizagem no município de Valinhos. “Os dados podem ser comparados com a média dos municípios do estado, com a média dos municípios da região metropolitana de Campinas e com a média dos municípios que compõem a diretoria de ensino na qual Valinhos faz parte”, informou o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), Lucas Scarone Silva.

5º ano
Pelos dados avaliados, no 5º ano, a rede municipal de Valinhos apresentou média superior aos municípios do estado, da RMC e da Diretoria de Ensino. O percentual dos alunos abaixo do básico foi menor e o percentual dos alunos no nível avançado foi superior as médias do estado e das regiões que Valinhos pertence. “Mas os resultados também demonstram que os alunos da zona rural apresentaram rendimento abaixo na comparação com os alunos da zona urbana, o que ressalta a necessidade de ações para o desenvolvimento de habilidades de alfabetização e letramento”, analisou o coordenador Lucas.

Na comparação, em Língua Portuguesa os alunos do 5º ano obtiveram média de 206 pontos, enquanto os alunos da rede estadual 198,2. O percentual dos alunos abaixo do básico foi menor e o percentual dos alunos no nível avançado foi superior as médias do estado e das regiões que Valinhos pertence, com 17,9%.

Em Matemática o resultado também foi considerado bem positivo, sendo 216,1 pontos, acima da média estadual com 210,2.  O percentual dos alunos abaixo do básico foi menor que as médias do estado e das regiões que Valinhos pertence. “Apesar de estar com um percentual menor no comparativo, há um número significativo dos alunos abaixo do nível básico, de 20,3%. Apostamos que os projetos de reforço e recuperação de aprendizagem, aliados ao desenvolvimento do projeto Mente Inovadora e MAJOG, proporcionem um avanço no aprendizado de matemática”, assinalou o coordenador.

Em Ciências a nota também é favorável com uma pontuação de 233,4, numa média superior aos municípios do estado, da RMC e da Diretoria de Ensino. O percentual dos alunos abaixo do básico foi menor e o percentual dos alunos no nível avançado foi superior as médias do estado e das regiões que Valinhos pertence com 15,4%.

9º ano

Já com relação aos dados do 9º ano, os resultados do Saresp apontaram os seguintes indicadores: em Língua Portuguesa foram 257,3 pontos, sendo que a média no estado ficou em 241,3, sendo que a rede municipal de Valinhos apresentou média superior aos municípios do estado, da RMC e da Diretoria de Ensino. O percentual dos alunos abaixo do básico foi menor e o percentual dos alunos no nível avançado foi superior as médias do estado e das regiões que Valinhos pertence.

Em Matemática as notas da rede municipal de Valinhos também se sobressaíram, sendo 263,4 pontos e da média do Estado 246,7. Apesar de estar com um percentual menor no comparativo, há um número significativo dos alunos abaixo do nível básico (19,6%) e a Secretaria de Educação também espera-se que os projetos de reforço e recuperação de aprendizagem, aliados ao desenvolvimento do projeto Mente Inovadora e MAJOG, proporcionem um avanço no aprendizado de matemática.

Por último, em Ciências, Valinhos obteve 282,3 e a média do Estado foi de 263,9. O percentual dos alunos abaixo do básico foi menor (13,6%) e o percentual dos alunos no nível avançado (7,7%) foi superior as médias do estado e das regiões que Valinhos pertence.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos