18 MAI 2022
Defesa Civil realiza treinamento para servidores municipais no próximo dia 27
A Defesa Civil de Valinhos realizará no próximo dia 27, sexta-feira, um treinamento para servidores municipais da Prefeitura que atuarão em apoio à Defesa Civil nos casos de emergências. Intitulado GAE (Grupo de Ações Emergenciais), a meta desse grupo, que tem representantes voluntários de todas as secretarias municipais, é atuar em apoio a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, nas suas competências cotidianas, em situações de desastres e eventos adversos que podem causar grandes impactos na sociedade. O evento será às 9 horas na base da Guarda Civil Municipal.

"A ideia é ter um público externo e um público interno na Prefeitura para que possa interagir nos momentos de dificuldades, em apoio a Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. "Para nós é muito importante ter os grupos de emergência, ou seja, que nos momentos de crise nós podemos confiar".

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, esses voluntários não farão o trabalho do Corpo de Bombeiros ou de agentes da Defesa Civil, mas sim ações que já fazem no cotidiano de suas secretarias como abrir um ginásio para abrigar famílias, levar uma cesta básica de alimentos ou conduzir uma vítima até um pronto-socorro.

"Queremos alinhar os procedimentos de defesa civil com os componentes desse grupo, para que cada um saiba suas obrigações e o que fazer nos momentos de crise no caso de enchentes, queimadas e demais incidentes que atinjam grupos de pessoas", salientou Cruz.

Como o Estado de São Paulo está na fase de preparação e orientações sobre a Operação Estiagem, onde ocorre a queda de chuvas e alta da seca, o diretor de Defesa Civil de Valinhos, Marcos De Paula destacou que dentre os temas será abordada a Operação Estiagem, alinhando as ações com a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual. "Estamos focados em ações preventivas e de preparação para enfrentar incêndios, se ocorrerem. Então vamos enfatizar atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência", disse.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos