18 MAI 2022
MOBILIDADE URBANA
Encerramento da Operação Prefeitura no Bairro terá minicircuito de trânsito infantil no domingo
No próximo domingo (22), a Prefeitura de Valinhos realizará o encerramento da Operação Prefeitura no Bairro, no Parque Portugal, com a disponibilização de diversos serviços e ações à população. Entre elas, está o minicircuito de trânsito infantil, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, dentro da programação do Maio Amarelo, para conscientizar as crianças sobre segurança e educação no trânsito. A ação acontecerá na EMEB Marli Bazetto, das 9h00 às 12h00.

“Será um fim de semana de muita prestação de serviço e diversão. O minicircuito é uma excelente forma de apresentar as regras de trânsito para as crianças, de um jeito que elas possam entender desde novos como é importante ter responsabilidade, consciência e respeito nas vias”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O minicircuito é um pequeno percurso em uma pista de trânsito onde a criança, em uma bicicleta, poderá experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o PARE, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

“A ação também faz parte da programação em comemoração ao Maio Amarelo, mês da conscientização sobre segurança no trânsito. Então levaremos informação às crianças do bairro Parque Portugal de uma forma divertida”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Serão seis bicicletas à disposição das crianças, que passaram por reparos e estão higienizadas para uso. As bicicletas menores (aro 12) são amarelas e personalizadas com características de trânsito. O percurso do circuito terá duração de 10 minutos e as crianças poderão participar quantas vezes quiserem, conforme formação de fila.

Além do minicircuito, durante o fim de semana de encerramento da Operação Prefeitura no Bairro no Parque Portugal, neste sábado (21) e domingo (22), haverá outras diversas atividades culturais, esportivas e prestação de serviços, como na área da Saúde, com medição de pressão e glicose. Os munícipes terão acesso ainda a atendimentos para dúvidas sobre tributos e emissão de guias; informações sobre construções, plantas, habite-se, regularização de imóveis e ações do Bem-Estar Animal (incluindo castração de animais) e doação de mudas de árvores. Haverá também a presença do Bazar Itinerante do Fundo Social e profissionais do CRAS para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.

Também haverá serviços e orientações do PAT, Banco do Povo e Sebrae, como atendimentos nos setores de vagas de emprego, informações sobre seguro desemprego, orientações sobre CTPS (Carteira de Trabalho Digital), recebimento de currículos, informações sobre linhas de crédito disponíveis para empreendedores com ou sem empresa aberta, inclusive MEI (Micro Empreendedor Individual), oferta de cursos de capacitações, entre outros serviços.

Local: Valinhos