26 MAI 2022
Programa Famílias Fortes em Valinhos prevê mais quatro turmas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Assistência Social, informa que prevê, em planejamento, a inclusão de 4 novas turmas ao Programa Famílias Fortes, implantado na atual gestão da prefeita Capitã Lucimara, em Valinhos, e que objetiva fortalecer os laços familiares para o melhor desenvolvimento pessoal, levando a cidade, em breve, a receber o selo Município Amigo da Família.  Cada grupo tem capacidade para atender até 15 famílias.

“É importante a continuidade deste programa porque visa fortalecer e estreitar os laços familiares”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, após a definição das famílias iniciará quatro turmas semanais. “Os grupos podem ter de 7 a 15 famílias e um dos grupos será ministrado o curso no sábado”, reforçou ele, lembrando que está em formação mais três facilitadores.

Com a finalidade de fomentar as políticas públicas familiares. “Vamos articular ações intersetoriais para o fortalecimento da família; promover a perspectiva da família em todas as áreas de atuação do governo municipal; e articular ações com órgãos governamentais da sociedade civil”, enumera o secretário, além de propor e incentivar a conscientização pública acerca da função social da família.

De acordo com ele, a adesão está bastante satisfatória. “As reuniões ocorreram nas escolas, Associações de Moradores, nos CRAS”, afirma.

Além destas reuniões, o planejamento incluiu outros encontros. “Com os diretores das escolas da região rural (como Capivari, Macuco e Reforma Agrária), para planejamento das ações com as famílias e com os CRAS Figueiras e São Marcos, para planejamento das ações com as famílias”, acrescentou o secretário.
Até o final do mês terá ainda reuniões com algumas entidades, como o Cochric (Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia), Casa da Criança, Acovidas (Acolhimento Sem Fronteiras e FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos).