27 MAI 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Conselho Municipal de Turismo de Valinhos tem novos representantes eleitos
O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) está retomando suas atividades após o longo período de pandemia onde as atividades turísticas foram prejudicadas. Para dar continuidade nas ações do conselho, novos membros já estão eleitos para um período de dois anos com representantes do poder público municipal e da sociedade civil, composto por Decreto Municipal (veja abaixo a composição completa).

Escolhido como novo presidente do COMTUR, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, avalia que com o apoio da prefeita Capitã Lucimara, o Conselho deverá ganhar força para atuar de maneira ativa no desenvolvimento do setor no município e se destacar entre as cidades integrantes do Polo do Circuito das Frutas, representado também por outros 9 municípios da região. O COMTUR foi criado pela Lei nº 2.943, de 17 de abril de 1996.

“A lei atual é de 26 anos atrás e está totalmente desatualizada. O nosso primeiro passo será focar na revisão desta lei e do regimento interno do COMTUR para atualizar a legislação dentro dos parâmetros que a Alesp, que é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entende como correta para que o município possa estar credenciado ao MIT, Municípios de Interesse Turístico, e obter verbas estaduais visando o desenvolvimento do turismo de Valinhos. Outra ação será a elaboração de um Plano Diretor Municipal de Turismo, para o efetivo cadastramento no MIT”, explicou o secretário.

Para participar do MIT todos os municípios, excetos as Estâncias já existentes, devem preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos.

A nova vice-presidente do Conselho, Mônica Santos da Silva, representante da Associação de Guias e Monitores de Turismo, também complementa que o COMTUR, com seus novos conselheiros de diversas áreas do turismo tem como objetivo fortalecer as ações que competem ao órgão. “Como integrante do Conselho e vice-presidenete, espero fortalecer todo o trade turístico, por meio de ações em parcerias para que o Turismo possa ser desenvolvido de forma sustentável, fomentando cada vez mais a atividade turística, pois um turismo organizado gera emprego e renda para vários setores envolvidos nessa atividade”, garante.

Conheça abaixo a formação a nova formação do COMTUR (Decreto n° 11.199, de 13 de maio de 2022):

Representantes do Poder Público:
- Rafael Agostinho (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação);
- Celso Valadares (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente);
- Juliana Bazetto (Secretaria da Cultura)
- Nicholas Graham de Jesus (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação);
- Roberto Carlos Paiva (Secretaria de Esportes e Lazer);

Representantes da sociedade civil:
- Adriano de Araújo Schampovski (Meios de Hospedagem);
- Edilson Pentean (Associação dos Lojistas do Shopping Valinhos – Shopping Valinhos);
- Emerson Roberto Ferrari (Associação Comercial e Industrial de Valinhos – ACIV);
- Gustavo Oscar Medlam (Bares, Restaurantes e Casas de Show);
- Igor Haddad (empresários de Valinhos);