02 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Educação de Valinhos dialoga com professores sobre o uso da tecnologia nas aulas presenciais
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, realiza entre os dias 30 de maio e 24 de junho um diálogo com professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal sobre o uso da tecnologia durante as aulas presenciais. O objetivo é empreender mais uma ação de inclusão digital, para a qual a formação do professor é um passo fundamental e imprescindível, na avaliação da Secretaria.

De acordo com a prefeita Capitã Lucimara, além da formação dos educadores para a utilização das ferramentas de informática em sala de aula, a administração municipal vem empreendendo esforços para realizar a inclusão digital dos estudantes da Rede Municipal, como a ampliação significativa da conectividade das escolas com a implantação de 100 MB de internet via Fibra, inclusive nas da Zona Rural.

“Também estamos investindo na contratação de pessoal como estagiários de tecnologia para ajudar os professores nos laboratórios de informática, entre outras medidas. É importante haver espaços de diálogo sobre o uso da tecnologia na Educação porque uma das premissas da inclusão digital é a preparação para seu uso”, destaca a prefeita.

Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, estão previstos 14 encontros, com aproximadamente 580 professores. “A participação dos educadores está sendo promovida por meio de videoconferência, durante o Horário de Atividade Coletiva (HAC), momento semanal em que eles têm espaço dentro das suas cargas horárias para formação e reflexão sobre práticas de sala de aula”, destaca.

“Durante 30 minutos, o professor Marcos Vinicius Modro, formador de Tecnologia na Educação, da Coordenadoria de Informatização Escolar, dialoga com os docentes do 1º ao 9º ano da Rede Municipal sobre as novas metodologias que utilizam a tecnologia para melhorar a aprendizagem dos estudantes, como o Ensino Híbrido, a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Aprendizagem Baseada em Projetos”, explica o coordenador da área, o professor Cesar Augusto Gomes.

“Dando prosseguimento ao projeto de formação dos professores, no 2º semestre de 2022, haverá uma formação mais densa, com carga horária de 30 horas e emissão de certificado, que conta para a evolução funcional do educador”, informa também o coordenador Cesar.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos