22 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeita Capitã Lucimara acompanha aula de defesa pessoal para mulheres
A prefeita Capitã Lucimara Godoy acompanhou na manhã desta quarta-feira, dia 22, a segunda aula de técnicas de defesa pessoal que está sendo oferecida gratuitamente a mulheres pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e Guarda Civil Municipal. No evento, as alunas aprenderam fundamentos do boxe, esporte que concentra diversas técnicas que permite sair de situações de risco num eventual ataque. A aula teve também a participação da vereadora Simone Bellini, que também é guarda civil municipal, e da subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha.

"Estamos incentivando e apoiando todas as atividades e ações públicas que permitam às mulheres fortalecerem na sociedade a cultura de consciência coletiva de respeito aos seus direitos, e as aulas gratuitas de defesa pessoal vão ao encontro desse objetivo, além de incentivar a prática de esporte junto ao público feminino", disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

As aulas estão sendo desenvolvidas pelo subcomandante GCM Leandro, faixa preta de jiu-jítsu e a subinspetora GCM Mara, faixa preta de karatê e azul de jiu-jítsu. Segundo Leandro, o boxe, em especial, permite desenvolver flexibilidade, agilidade, tática, poder de ataque, defesa e autocontrole. "Aliado a técnicas básicas de defesa pessoal como evasão, saídas de agarramento e esganadura e movimentos circulares, o boxe permite desenvolver uma amplitude de defesa perante o agressor", explicou.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a iniciativa das aulas de noções básicas de defesa pessoal está tendo uma boa adesão, e novas turmas serão formadas após o término desta que está em andamento, ao final de oito semanas. "Importante salientar que parentes e amigas das mulheres participantes estão se interessando na atividade e perguntam quando poderão também obter aulas", revelou Cruz.

De acordo com a subinspetora GCM Rose, na última semana até o momento foram registrados nove atendimentos da equipe Guardiã Maria da Penha, englobando ameaças, injúrias e violências domésticas. "São situações que infelizmente continuam acontecendo dentro dos lares, mas também percebemos que as vítimas estão tendo mais coragem de denunciar, e em parte podemos atribuir isso às ações da Guarda Civil Municipal direcionadas à mulher, como este curso de defesa pessoal", destacou o comandante da corporação, Aparecido Ignácio.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos