22 JUN 2022
SAÚDE
Prefeitura faz capacitação preventiva de profissionais da saúde para atendimento à varíola dos macacos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na segunda (20) e terça-feira (21), uma capacitação técnica de atendimento à varíola dos macacos para todos os profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), de forma preventiva, caso seja necessário na cidade. O treinamento aconteceu na sala vermelha da UPA, com duas turmas em cada dia, abrangendo os turnos do dia e da noite. Nesta quarta-feira (22), os profissionais da saúde da Santa Casa, Galileo e da Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico (Upinha) também receberão a capacitação.

“Esse é um treinamento preventivo, nossos profissionais devem estar atualizados e preparados para todos os protocolos de atendimento. É como fazemos com a Covid, havendo diagnóstico precoce, imediatamente deve ser feito o isolamento precoce, quebrando a cadeia de transmissão. No entanto, felizmente, Valinhos não possui nenhum caso de varíola dos macacos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Na capacitação, ministrada pela Vigilância em Saúde, é abordado o protocolo de atendimento, manejo clínico, fluxograma, isolamento e condutas, como transmissão, contato, prevenção, controle e coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial. Caso a cidade apresente pacientes suspeitos da doença, os profissionais da UPA seguirão o fluxo de atendimento da seguinte forma:

Após abertura da ficha do paciente na recepção, será feita uma triagem que identificará sinais e sintomas. Depois, o paciente será encaminhado para isolamento, onde ocorrerá atendimento médico e enfermagem, realizado com paramentação completa (avental, mascara, luva) de uso único. Em seguida, será feita a notificação e coleta de amostra biológica e, por fim, comunicado à Vigilância Epidemiológica.

“Esse é um treinamento importante, estamos atentos ao que está acontecendo no mundo. Até o final desta semana, aplicaremos a capacitação aos profissionais de todas as unidades de saúde de Valinhos que atenderão casos suspeitos ou positivos de varíola, além das UBS’s que farão a identificação e encaminhamento, caso haja pacientes na cidade”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Na última terça (21), foi realizada uma reunião entre a Vigilância em Saúde e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tratar sobre o cenário epidemiológico da cidade. Os profissionais receberam capacitação para identificar possíveis pacientes suspeitos e positivos para varíola e encaminhá-los aos locais que farão o atendimento, UPA, Upinha, Santa Casa e Galileo.

Sobre a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença infectocontagiosa, que pode ser transmitida através de cotículas, sangue, fluídos, roupas e superfícies contaminadas, mas necessita de um contato mais próximo, diferentemente da Covid, que circula no ar.

Quem teve contato com alguém infectado pode manifestar o vírus em até 21 dias, durando de 2 a 4 semanas. Os sintomas mais típicos são dor no corpo, cansaço, fraqueza, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta e febre, que vem acompanhados de feridas no corpo.

Os cuidados para evitar o contágio da varíola são parecidos com os da Covid-19, como distanciamento de suspeitos ou positivos, uso de máscara, higiene das mãos e evitar aglomerações. O risco de transmissão é menor do que a da Covid.

Espera-se que quem recebeu a vacina da varíola antes de a doença ser erradicada pela Organização Mundial da Saúde, na década de 80, tenha uma certa imunidade. Atualmente, a vacina não está disponível no Brasil.

Local: Valinhos