22 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Estudantes da rede municipal têm aulas de inglês com voluntários estrangeiros do programa Learning Enterprises

Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal de ensino de Valinhos estão tendo aulas de inglês com voluntários estrangeiros do programa Learning Enterprises, entre os dias 6 de junho e 01 de julho de 2022. Neste ano, o programa é promovido durante as aulas regulares da disciplina de Língua Inglesa em 13 unidades escolares e tem o objetivo de promover uma vivência linguística e cultural.

“A Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Educação, faz questão de promover e incentivar ações que complementem e contribuam com o desenvolvimento e qualidade educacional dos nossos alunos, como este trabalho do Learning Enterprises, que é uma organização não governamental norte-americana, muito respeitada, e cuja atuação une jovens universitários, ou voluntários estrangeiros, que possuem uma dedicação ao serviço comunitário e uma paixão por conhecer novas culturas”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

O programa Learning Enterprises, na cidade de Valinhos, já é promovido há 8 anos, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Em função da Pandemia da Covid-19, ele deixou de ser aplicado em 2020 e 2021 e com a volta das aulas presenciais foi retomado, embora com uma quantidade menor de voluntários.

“Neste ano, o programa está acontecendo durante as aulas regulares de inglês e conta com a valiosa participação dos professores na interlocução dos alunos com as voluntárias. Por meio de jogos e atividades que promovem a interação entre os participantes, as voluntárias e os professores desenvolvem o vocabulário, a oralidade e a compreensão auditiva da língua inglesa nos alunos”, avalia a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

“A vivência entre voluntárias, professores, estudantes e equipes escolares promove uma rica experiência não apenas no âmbito linguístico, mas também no aspecto cultural para todos os envolvidos”, complementa a professora de Inglês da EMEB Luiz Antoniazzi e responsável pela área de Língua Inglesa na rede, Sandra Meneghini Martins.

Ao todo quatro voluntárias estrangeiras do programa se revezam entre as escolas sendo: Ysabelle Sibley que aplica o programa nas EMEB’s Governador André Franco Montoro, Vice-Prefeito Antônio Mamoni e Dona Carolina de Oliveira Sigrist; Vilma Godoy que atende as EMEB’s Cecília Meireles, Jorge Bierrenbach de Castro e Governador Orestes Quércia; Lia Palacios nas EMEBs Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, Horácio de Salles Cunha e Tomoharu Kimbara; e Yeinell Minder que fica nas EMEB´s Luiz Antoniazzi, Prefeito Jerônymo Alves Corrêa, Waldomiro Mayr e Professora Edina Bampa da Fonseca. A direção do programa fica a cargo de Malia Wilson.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos