24 JUN 2022
SAÚDE
Com foco na agilidade, novo laboratório de exames passa a funcionar dentro da UPA para atender os pacientes
Em continuidade a série de medidas adotadas pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, para melhorar o atendimento de pacientes na UPA, relativo a casos de urgência e emergência, um novo laboratório de exames passará a funcionar dentro da unidade. As obras estão em fase avançada e a previsão de conclusão é no dia 4 de julho. No entanto, exames do setor de hematologia já começam a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27), como hemograma, urina, coagulação e gasometria. Mesmo com as obras, os exames hoje realizados estão sendo feitos dentro do prazo. Porém, com o laboratório dentro da UPA, o prazo para resultado dos exames será reduzido para até 1 hora.

“Agora, com o laboratório dentro da unidade, o tempo de resposta de um exame será mais rápido e a segurança do resultado será ampliado também, a um preço mais barato e serviço mais eficiente. Antes, os exames eram realizados por laboratório externo e demoravam cerca de 4 horas para ficarem prontos, agora o tempo diminuirá para no máximo 1 hora”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A não renovação do contrato com o laboratório que presta os serviços atualmente é devido à demora para a coleta e envio de resultados. “A moto passava de 4 em 4 horas para pegar os exames, as vezes maior tempo, e isso gerava aumento de pacientes aguardando ou retornando no dia seguinte para ver o resultado.  O laboratório interno reduzirá o tempo para o exame ficar pronto e aumentará a confiabilidade do resultado”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Entre as medidas tomadas para melhorar o atendimento na UPA, além do novo laboratório, a Prefeitura abriu um espaço externo para a realização mais célere dos exames de Covid e alterou o protocolo de exames, no qual o paciente antes passava pelo médico e depois fazia o exame, e agora faz o exame na tenda e depois passa pelo médico. O atendimento médico para pacientes positivados também está sendo feito em outra tenda externa, otimizando o fluxo.

Além disso, foi contratado mais um médico clínico para o dia e feita a troca da empresa de serviços médicos da pediatria, que já está atendendo desde o dia 1º deste mês, melhorando a qualidade e confiabilidade na escala pediátrica. Não houve mais ausência de médicos desde que a empresa foi alterada.

Local: Valinhos