29 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Em visita à Hortitec técnicos da Prefeitura de Valinhos buscam parcerias para fomentar agricultura local
Adiada duas vezes seguidas por causa da Covid-19, exposição em Holambra é uma das mais importantes mostras do setor de flores, frutas e hortaliças da América Latina

A Prefeitura de Valinhos foi representada por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação na 27ª Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – em Holambra, que retomou suas atividades depois de permanecer dois anos suspensa em razão da pandemia, e foi promovida de 22 a 24 de junho. A equipe, que atua pelo Departamento de Agricultura, foi à exposição em busca de novas técnicas de plantio e soluções ao setor rural e parcerias como uma das ações dentro do Programa Valinhos Agro, criado com o apoio da prefeita Capitã Lucimara com a finalidade de dar suporte, orientações e promover a aproximação do setor público com os produtores rurais de Valinhos.

A edição 2022 reuniu 470 empresas expositoras brasileiras e estrangeiras e um público de cerca de 30 mil visitantes, de diversas regiões do país e também do exterior. Nos quase 30 mil m² da exposição, profissionais de agribusiness e produtores de hortaliças, flores, frutas, florestais e mudas os representantes da Prefeitura de Valinhos, Aluísio Mamprin Brunello, que é diretor do Departamento de Agricultura, e o engenheiro agrícola e gestor ambiental, Fábio Calixto Marquez, que coordena ações no campo pelo Programa Valinhos Agro, conheceram fornecedores de sementes, estufas, máquinas, equipamentos e insumos diversos, tecnologias inovadoras em produtos e serviços e tiveram a possibilidade de atualizar contatos, analisar o mercado, trocar informações, capacitar-se e, sobretudo, realizar e programar negócios em curto, médio e longo prazo.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e com o incentivo da prefeita Capitã Luciamara, tem promovido uma série de visitas voltadas ao setor na região para buscar novas tecnologias e experiências. Incentivamos nossos técnicos a participarem de eventos para atualização dos conhecimentos e trazer para Valinhos, na forma de suporte técnico aos produtores rurais”, disse o secretário Rafael Agostinho.

“A nossa visita à Hortitec foi bastante proveitosa. Conhecemos novidades em climatização e refrigeração, em estufas para cultivo protegido, ferramentas, fertilizantes, mudas e substratos, além de descobrir soluções para conter o consumo de água e de energia, em irrigação e aquecedores, insumos, sementes e telas, em plásticos, embalagens, vasos e poços artesianos, além de consultoria técnica e de informática que estão disponíveis a serviço do produtor”, contou o engenheiro Fábio que realiza as visitas técnicas nas propriedades rurais de Valinhos por meio do Programa Valinhos Agro.

“Voltamos bem motivado da exposição. Presenciamos várias novidades possíveis de serem implantadas pelos pequenos e médios produtores para impulsionar os negócios nas produções e comercialização de hortaliças, verduras e frutas que são nosso segmento hoje”, falou o diretor Aluísio.

Ele também destacou que entre os contatos com os fornecedores de sementes, por exemplo, já foi possível firmar parcerias. “Nos chamou a atenção, por exemplo, as sementes de legumes híbridas, como a de tomates modificadas geneticamente que têm um ganho de produtividade, qualidade e de padrão, com menos uso de defensivos, para plantios em estufas ou solo normal”, explicou.
“Para o segundo semestre pretendemos trazer alguns dos contatos que fizemos na exposição para promover um Dia de Campo aqui em Valinhos, trazer essas sementes para um plantio experimental com acompanhamento das empresas”, disse o diretor Aluísio.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos