06 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura economiza cerca de R$ 100 mil para retomar monitoramento de área central

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Guarda Civil Municipal, vinculada à secretaria de Segurança e Cidadania, começou nesta terça-feira, dia 5, a retirada das câmeras de monitoramento de segurança da área central da cidade com o objetivo reparar os equipamentos e reativar a observação do movimento de pedestres e veículos na região, que está sem utilização há mais de 3 anos. Só com a recuperação das câmeras speed dome com capacidade de observação em 360°, a economia será de cerca de R$ 100 mil, e faz parte do projeto da prefeita Capitã Lucimara Godoy de modernizar a segurança da cidade por meio da criação do Centro de Operações e Inteligência.

"Estamos em fase de implantação do Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal e juntamente com este importante projeto estamos instalando as câmeras de monitoramento em pontos estratégicos que alimentarão o sistema inteligente com dados de veículos e seus proprietários. Neste sentido, determinei que essas câmeras centrais, que estão atualmente ociosas, voltem a operar para incorporar as novas que estamos instalando, gerando inclusive economia aos cofres públicos por já fazer parte do patrimônio público", ressaltou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a própria Guarda Civil Municipal fará os testes e recuperação das câmeras speed dome 360°, e também a recolocação em pontos estratégicos para segurança da área central. "Vamos torcer para que todos os equipamentos estarem funcionando. Assim vamos poder ampliar a observação diária de pontos que podem ou não ser os mesmos onde as câmeras estavam instaladas", explicou. O Departamento de Praças e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos forneceu o caminhão com cesto aéreo para retirada das câmeras.

De acordo com o inspetor GCM Robson Cleber, que está responsável pela análise das condições de conservação e funcionamento das câmeras, os equipamentos já começaram a ser verificados e a expectativa é que tão logo estejam recuperados e em condições de uso, sejam devolvidos para as ruas e praças públicas para benefício da segurança da população valinhense. "Aparentemente estão em bom estado, mas por terem ficado muito tempo sem uso, temos que observar se os mecanismos e movimentos estão em funcionamento".

Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, enfatizou que a recuperação e reativação dessas câmeras será muito importante para aprimoramento do trabalho da corporação. "Temos guardas civis municipais com capacitação em diversas áreas e inclusive em tecnologia, e isso também nos permite tomar decisões como a recuperação de equipamentos que estavam praticamente abandonados, gerando economia e soluções para a segurança da cidade", concluiu o comandante.