14 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Participantes de aulas de defesa pessoal da Guarda Civil Municipal aprovam projeto
As aulas de defesa pessoal gratuitas da Guarda Civil Municipal de Valinhos entraram na quinta parte de atividades na quarta-feira, dia 13, com a aprovação das participantes que estão aprendendo técnicas de como se defender de empurrões e revidar a uma iminente agressão. A atividade faz parte do Projeto Guardiã Maria da Penha da prefeita Capitã Lucimara Godoy voltado à prevenção de qualquer tipo de violência contra as mulheres e conscientização de respeito mútuo entre as pessoas. Na mesma frente, no próximo dia 7 de agosto, às 8 horas, será realizada no Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna da Silva a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy, grande incentivadora das aulas de defesa pessoal para mulheres, disse que uma nova turma será formada após a conclusão deste grupo inaugural. "Estamos recebendo diversos elogios dessa iniciativa e com certeza, ao término desta turma, vamos dar prosseguimento com um novo grupo. São através de ações como esta que vamos estabelecendo uma cultura de não violência contra a mulher e respeito recíprocos entre todos", destacou a prefeita.

Rosa Maria Trivellato Silveira, de 72 anos, afirmou que está adorando as aulas, que além de relaxar está agregando bastante conhecimento. "Infelizmente hoje pessoas de todas as idades estão sofrendo agressão, por isso acho muito importante que as mulheres se interessem por conhecer um pouco de defesa pessoal", ressaltou. Ela acrescentou que não perde uma aula, está fazendo novas amizades e sugeriu que a as aulas sejam levadas para os bairros, e que clubes também podiam estudar desenvolver essas atividades para seus associados.

Na mesma linha de aprovação, Graziela Rovere, 43 anos, destacou que as aulas estão despertando nela algo novo, já que nunca tinha pensado em aprender técnicas de defesa pessoal. "Comecei e estou gostando muito. Fui muito bem recebida pelos professores (subcomandante Leandro e subinspetora Mara) e pela Guarda Civil Municipal. Hoje em dia o mundo está muito cruel, corremos muito perigo, e o que aprendemos aqui pode ser tenhamos que colocar em prática algum dia", disse.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, salientou que o propósito das aulas é não incentivar a violência, mas proporcionar condições mínimas para as mulheres se defenderem em caso de agressão. "Uma resposta ao ataque pode afastar o perigo e a possibilidade de lesões, permitindo um afastamento do agressor. Pode ser dentro de casa ou na rua, a mulher é encorajada a agir em sua defesa", analisa.

Caminhada

No próximo dia 7 de agosto, domingo, às 8 horas, a Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Assistência Social e Esportes e Lazer vai realizar a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna da Silva, em comemoração aos 16 anos de vigência da Lei Maria da Penha dentro do mês temático Agosto Lilás.

De acordo com a subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, será uma manhã de diversas atividades com uma caminhada entorno do CLT, aula de zumba e Show Dog especial com o Canil da Guarda Civil Municipal, além de momentos de conscientização sobre a proteção e respeito à mulher.

"Será uma atividade muito significativa para a população de Valinhos e região, principalmente por infelizmente estarmos assistindo uma escalada de ocorrências de violência doméstica no País. Queremos com essa caminhada despertar nas pessoas quão importante é cultivar o respeito mútuo entre as pessoas de diferentes gêneros, que a violência só traz sofrimentos e que existem caminhos mais respeitosos de resolver conflitos e diferenças", destacou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.
Local: Valinhos