15 JUL 2022
DAEV
Construção da segunda linha de captação do Atibaia avança no trecho por gravidade

Obra chegou aos 1,3 mil metros de tubulação instalada; nova linha adutora permitirá mais 7,7 milhões de litros por dia no sistema de abastecimento da cidade

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa nesta sexta-feira, 15 de julho de 2022, que a obra de construção da nova adutora do Rio Atibaia, no trecho por gravidade, já foi executada numa extensão de 1,3 mil metros. Os trabalhos seguem pela Avenida Antônio Capovilla, da Rua Vitório Gobato sentido à Avenida Presidente Tancredo Neves, no Parque das Colinas. A vai permitir aumentar a captação de água bruta em 7,7 milhões de litros por dia, fomentando o sistema de abastecimento da cidade.

O trecho de gravidade, em área urbana, tem o total de 2,2 mil metros. A expectativa é que os 900 metros restantes sejam concluídos no decorrer do mês de agosto. “A obra é parte de nosso plano de governo e está seguindo com bastante sucesso, mostrando o empenho do DAEV em entregar a nova linha adutora com brevidade à cidade”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Além da extensão por gravidade, a nova rede de adução da parte de recalque também será executada em trajeto de 1.634 metros em área rural. A segunda linha de captação do Rio Atibaia terá trajeto total de 3.834 metros.

A tubulação é em tubo de ferro fundido DN 400mm. A empresa que está responsável pela execução da obra, por meio da Tomada de Preços nº 1/2022, é a Conesan. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.

Aumento da capacidade hídrica

O volume a mais a ser captado por meio da nova adutora corresponde a, aproximadamente, 7,7 milhões de litros por dia. Atualmente, Valinhos capta do Rio Atibaia o equivalente a 250 litros por segundo, ou seja, 21,6 milhões de litros por dia. Com os 90 litros por segundo a mais, o município alcançará a captação de 340 litros por segundo, que corresponderá ao total de 29,3 milhões de litros de água bruta por dia no sistema de tratamento de Valinhos. O destino final será a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

Local: Valinhos