15 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos participa do Congresso Nacional das Guardas Municipais
O secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, Osmir Cruz, representando a prefeita Capitã Lucimara,  realizou na tarde de ontem uma palestra para guardas municipais de todo Brasil participantes do 30° Congresso Nacional das Guardas Municipais, que termina hoje na capital do Estado de Rio Grande do Norte, em Natal. O tema abordado por Cruz foi o suicídio nas forças de segurança. O evento, organizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais e Prefeitura de Natal, reúne representantes de corporação de todo País e Cruz, como um dos representantes da Região Metropolitana de Campinas, levou ao conhecimento o que Valinhos tem realizado para fortalecer a segurança pública da população como a implantação do COI (Centro de Operações e Inteligência).

"Para Valinhos e nossa Guarda Civil Municipal, é uma honra ter nosso secretário como convidado a palestrar e sugerir soluções em um evento de grande importância nacional, num momento que as corporações azul marinho avançam e colaboram cada vez mais na segurança de suas localidades" destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo os organizadores, foram discutidos durante os três dias de evento temas como os desafios da Lei 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), porte de arma, Lei Maria da Penha de proteção à mulher, atuação feminina nas corporações, modalidades de patrulhamento, uso da tecnologia para melhoria da segurança, situação jurídica, política e administrativa das Guardas Municipais, entre outros assuntos.

"Foi uma participação importante, com troca de experiências e objetivos para que tornemos a Guarda Civil Municipal de Valinhos uma corporação ainda mais moderna, principalmente com ampliação do uso de equipamentos não letais e preservação da vida de todos, um dos principais objetivos do governo da prefeita Capitã Lucimara", informou o secretário Cruz.

Um dos momentos altos do Congresso Nacional foi a ampliação do uso de tecnologias para fortalecer a segurança pública, quesito que já vem ganhando importância na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy.  Segundo o secretário Cruz, foram diversas demonstrações de municípios Brasil afora do uso de câmeras, drones, sistemas integrados de informações e aplicativos que estão colaborando no combate ao crime.

"É quase que unanime que todas as cidades, em todos cantos do Brasil, estão se esforçando para implantar a tecnologia no auxílio da segurança pública. Comprovado foi nas discussões que inteligência artificial protege a sociedade, o patrimônio econômico público e privado, e economiza muito em recursos e tempo para solução de crimes, na verdade até impedindo que ele aconteça quando bem planejado. É isso que queremos para Valinhos", explicou Cruz.
Local: Valinhos